Os trabalhos legislativos foram iniciados na nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás nesta 5ª feira (3), data em que a Casa também abriu suas portas para que jornalistas conhecessem as novas estruturas.
“Um marco histórico para o Parlamento estadual.”
Foi assim que o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), definiu o momento.
O Palácio Maguito Vilela, no Park Lozandes, região Leste de Goiânia, tem como um dos seus grandes destaques o fim do uso do papel, tendendo, dessa forma, os princípios do Selo Verde, marca já registrada da Casa, e reforçando também o compromisso sustentável.
A galeria, local onde os cidadãos podem acompanhar in loco os trabalhos legislativos, foi instalada no piso superior do novo plenário e foi aberta ao público pela 1ª vez desde o fechamento, ainda na sede antiga, devido à pandemia.
Inauguração da nova sede da Alego
A sessão nesta 5ª (3) é a 1ª reunião deliberativa do 4º período da 19ª Legislatura e, na prática, abrirá os trabalhos legislativos de 2022.
Regimentalmente, a abertura se dá no dia 15 de fevereiro, mas nesse ano, o calendário de retomada das sessões foi alterado em virtude do atraso na entrega da obra da nova sede por parte da empresa responsável.
A inauguração total do prédio, porém, ainda será marcada.
Segundo o diretor de Comunicação da Alego, André Furquim, a cerimônia ocorrerá quando o prédio estiver todo concluído, sobretudo a parte administrativa.
“A gestão de Lissauer e o trabalho dos outros 40 deputados foi fundamental para acalentar esse sonho de 17 anos em apenas 3 anos”, afirmou Furquim.
Nova sede da Alego
O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 metros quadrados e torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa.
O novo plenário, por exemplo, teve a galeria ampliada e, agora, passa a contar com capacidade para mais de 200 pessoas.
A estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.
Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento.
Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior — Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, Setor Oeste — era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado, uma questão que será solucionada pelas mais de mil vagas de estacionamentos oferecidas no Palácio Maguito Vilela.
Discussão sobre isso post