A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nessa 2ª feira (23), acendeu um sinal de alerta para o presidente Lula.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Embora o petista lidere todos os cenários estimulados, sua intenção de voto é menor do que a soma dos nomes da direita testados pelo instituto.
No melhor cenário para Lula, ele alcança 33% das intenções.
Os dados indicam provável segundo turno entre o petista e o músico Gusttavo Lima, que somou 18%.
Nesse cenário, os números de Lima, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (8%), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (4%), chegam a 30%.
Com isso, os indecisos (5%), os eleitores que pretendem anular o voto (19%) e os apoiadores do ex-ministro da Economia, Ciro Gomes, serão decisivos para a vitória de Lula.
Apesar de não se declarar pré-candidato, Ciro já soma 13% nesse cenário.
Seus eleitores, que variam entre a centro-direita e a centro-esquerda, podem ser cruciais para o petista, com quem o pedetista mantém uma relação conturbada desde 2022.
Soma dos líderes da direita é maior
Em todos os cenários testados pelo Instituto Genial/Quaest, a soma das intenções de voto dos nomes da direita supera a de Lula.
No primeiro cenário, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 13%. O músico Gusttavo Lima soma 12%, empatado dentro da margem de erro de 1 ponto percentual (p.p.); o goiano Pablo Marçal (PRTB) vem em seguida, com 11%; Zema e Caiado somam 3% cada.
Juntos, os líderes da direita alcançam 42%. Ciro Gomes aparece com 9%, e Lula é citado por 30%. Indecisos somam 5%, enquanto brancos e nulos chegam a 14%.
Num segundo cenário, sem Tarcísio e com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lula cai para 28%.
A soma dos nomes da direita testados sobe para 43%, com Gusttavo Lima (12%), Pablo Marçal (12%), Eduardo Bolsonaro (11%), Romeu Zema (5%) e Caiado (3%); Ciro Gomes aparece com 10%, indecisos com 5%, e brancos e nulos com 14%.
No terceiro cenário, Lula alcança 32%, enquanto os nomes da direita somam 36%.
A pontuação é a seguinte: Pablo Marçal (14%), Gusttavo Lima (13%), Romeu Zema (5%) e Caiado (4%). Ciro Gomes aparece com 12%, indecisos com 4%, e brancos e nulos com 16%.
Detalhes da pesquisa Genial/Quaest
A pesquisa ouviu 4,5 mil pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Como não se trata de ano eleitoral, o estudo não precisa ser registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Discussão sobre isso post