A Secretaria Municipal de Educação (SME) determinou que os estudantes de Goiânia que cursam a partir do 5º ano do ensino fundamental estão proibidos de levar mochilas para os colégios da capital.
A decisão foi publicada na última 6ª feira (14).
É uma medida temporária.
Além da proibição, o documento também definiu outras medidas de segurança.
O objetivo, segundo a SME, é tranquilizar os pais dos alunos e os estudantes após série de ameaças de ataques terroristas nas escolas.
Em relação às novas providências adotadas pelo município, o prefeito Rogério Cruz explica que “são importantes para assegurar ambientes educacionais seguros para que os estudantes possam se desenvolver”
Confira as novas medidas repassadas às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs):
- Está proibida a entrada de pessoas com capacetes e jaquetas dentro das unidades.
- O acesso de fornecedores, pais e visitantes no horário do recreio está vetado.
- Está suspensa a entrada dos pais ou responsáveis nas escolas para levar os filhos ou buscá-los na porta da sala de aula.
- As unidades precisam acompanhar de perto a necessidade da entrada de ex-alunos no ambiente escolar.
- As escolas devem realizar o controle e o monitoramento da entrada de pessoas no ambiente escolar. Os dados devem ser anotados para fins de registro e controle, com apresentação de documento de identificação pessoal.
- Os colégios devem utilizar os recursos financeiros já destinados para reformas e adequações que impactam no aumento da segurança das unidades, dentre elas: instalação de portões eletrônicos no acesso de entrada de carros, instalação de concertina e construção ou adequação de guarita.
LEIA MAIS: Casos de massacres em escolas se multiplicam no Brasil
Discussão sobre isso post