De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, 29 dos 33 mortos por covid-19 na cidade tinham comorbidades prévias, principalmente doença cardíaca ou diabetes.
E, apesar de serem apenas 10% dos infectados, os idosos compõem o grupo com maior índice de mortalidade.
78% dos óbitos ocorreram em pessoas com mais de 60 anos de idade
Porém, o número que mais chama a atenção é a prevalência da doença entre jovens adultos.
Contaminação intradomiciliar
Segundo os boletins, 69% das pessoas infectadas em Aparecida estão na faixa etária de 20 a 49 anos de idade.
De acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, a população economicamente ativa é a mais contaminada por ser o grupo que, em regra, circula com maior frequência pela cidade.
No entanto, a transmissão não ocorre apenas nos espaços públicos, havendo elevadas taxas de contaminação intradomiciliar na cidade.
“Assim, muitas vezes, [o jovem adulto contaminado] acaba levando o coronavírus para os idosos, crianças e adolescentes com os quais divide a casa. Isso é muito preocupante. De todos os confirmados, mais da metade relatam terem tido contato com algum caso confirmado. As pessoas precisam manter a higiene e o distanciamento em todos os ambientes, em casa também”, destacou o secretário.
Aparecida atinge 2 mil casos de coronavírus e 100% de lotação na rede privada
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post