A construção de mais 4 eixos viários e 2 pontes foi anunciada pela Prefeitura de Aparecida nesta quinta, 12.
Para custear as obras, um contrato de empréstimo de aproximadamente R$ 135 milhões foi assinado pelo prefeito Gustavo Mendanha com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O crédito contemplará obras de implantação e pavimentação asfáltica de eixos estruturantes e de vias residenciais, a construção de pontes e bueiros para interligar bairros, como também o desenvolvimento de estudos para o planejamento urbano de Aparecida.
Além disso, o montante também contempla o Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio.
Obras
De acordo com a Secretaria da Fazenda de Aparecida, os projetos já estão prontos e a contratação já está em processo licitatório, marcado para acontecer ainda neste mês.
A execução do Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, dentre suas etapas, contempla a construção de duas pontes.
Serão elas entre os bairros Campos Elísios e Jardim Florença (sobre o Córrego Santo Antônio) e entre os bairros Veiga Jardim e Terra Prometida (sobre o córrego Poções), na Avenida Francisco Veiga Jardim.
Consta ainda a pavimentação de mais de 20 km de vias dos 4 eixos.
O componente de pavimentação residencial consiste na implantação de aproximadamente 300.000 m² de asfalto e restauração de aproximadamente 83.158,98 m² de pavimentos em ruas já pavimentadas.
Por fim, o projeto ainda inclui a construção de um bueiro em concreto armado, de cerca de 36 m de comprimento, fazendo a interligação do Polo Empresarial com o Residencial Agenor Modesto, na Avenida C-7.
De acordo com Mendanha, as obras levarão benefícios para diferentes regiões de Aparecida.
“Entre as obras estão a duplicação e pavimentação de importantes avenidas e a implantação dos 4 eixos estruturantes Leste-Oeste, sendo um deles saindo do Madre Germana I em direção ao Anel Viário. Ambos são compromissos do meu plano de governo”, afirmou.
Empréstimo
A assinatura ocorreu nesta 5ª na sede do CAF, em Brasília, com a presença do diretor representante da instituição no Brasil, Jaime Holguín.
Os recursos de contrapartida serão próprios do Município, previstos em orçamento, e serão liberados ao longo da execução do programa.
O secretário municipal da Fazenda, André Luis Rosa, explica como é a participação do governo federal e que a contrapartida da prefeitura será de US$ 7 milhões.
“O financiamento externo é uma modalidade de empréstimo em que o Governo Federal atua como avalista e o município planeja os investimentos e sua execução”.
Segundo ele, o empréstimo só foi possível com validação da União porque o município tem honrado os prazos e pagamentos de empréstimos realizados em outras gestões.
Abertas pré-matrículas em Cmeis e escolas de Aparecida
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post