Uma mensagem compartilhada pelo WhatsApp intrigou internautas de todo o Brasil de tempos em tempos.
“Nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas você não deve ligar o ar-condicionado do carro quando estiver em alta velocidade”, dizia o texto.
Mas o Folha Z foi atrás e descobriu: é mito.
De acordo com o especialista na área Arilson Silva, carros mais novos não apresentam problema algum em relação à velocidade ou o momento de acionar a refrigeração.
“O ar foi feito para ser solicitado a qualquer momento. Imagina estar a 100 km/h e precisar parar para desligar o ar?”, indagou.
Outro problema dos carros antigos, que não tinham injeção eletrônica ou módulo, era ter que desligar o ar antes de desligar o motor do veículo.
Situação que não se repete em modelos novos.
Potência
“Com ar-condicionado original de fábrica, em aceleração maior para ultrapassagem ou subida, o ar é desligado automaticamente. Mas a temperatura continua baixa porque o ventilador continua funcionando. É o chamado ar inteligente”, comentou o especialista.
Mas ele destaca: se o ar tiver sido instalado à parte, é possível que a potência do carro caia durante o funcionamento.
Segundo ele, o grande problema em relação ao ar é o mesmo que acomete qualquer componente automotivo: a falta de manutenção.
Para o ar-condicionado, a recomendação é trocar o filtro de cabine a cada seis meses e fazer a higienização do automóvel.
No vídeo abaixo, o canal do YouTube Dr Carro também desmistificou várias informações a respeito do equipamento. Confira!
Vistoria de carro no Detran Goiás: onde fazer e como agendar
Acompanhe o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post