O ano letivo de 2022 começou nessa 4ª feira (19) para mais de 466 mil alunos distribuídos em 1.012 unidades escolares da rede pública estadual dos 246 municípios goianos.
Com isso, Goiás foi o 1º Estado do País a iniciar o ano letivo com aulas 100% presenciais.
Para garantir uma retomada segura, a Secretaria Estadual de Educação informou que adquiriu e já encaminhou às instituições de ensino máquinas pulverizadoras e termômetros para aferição de temperatura de alunos, professores e servidores administrativos.
Além disso, a pasta destaca como fator positivo o alto índice de vacinação contra a covid-19 entre estudantes e servidores da Seduc.
Cerca de 72% dos adolescentes entre 11 e 17 anos receberam pelo menos a primeira dose. Mais de 92% dos servidores estão com o esquema vacinal completo.
De acordo com a titular da Educação, Fátima Gavioli, as equipes escolares e os estudantes deverão continuar cumprindo rigorosamente os protocolos de biossegurança e as normas definidas pelos órgãos de saúde em relação à covid-19 no retorno presencial às salas de aula.
Dentre as orientações estão o uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência na instituição de ensino, lavagem constante das mãos e uso de álcool em gel.
Todas as unidades escolares da rede pública estadual também receberam equipamentos de aferição de temperatura.
Calendário Escolar
Conforme prevê o Calendário Escolar 2022, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), as aulas do 1º semestre letivo tiveram início no dia 19 de janeiro e prosseguem até o dia 30 de junho.
As aulas do segundo semestre começam no dia 2 de agosto e se encerram em 20 de dezembro.
Ao todo, serão 202 dias letivos. Esse quantitativo atende à Resolução nº 8, do CEE, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de efetivo trabalho escolar, assegurados aos docentes os 30 dias de férias no mês de julho.
Das 1.012 unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de educação em 2022, 615 são de tempo regular, 263 ofertam tempo integral, 61 são militares, 60 conveniadas, 10 quilombolas e 3 indígenas.
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post