Como foi a Pandemia de Covid-19 para o setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás?
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, explica que o período entre 2020 e 2021, foi um dos piores momentos que vivenciou à frente da gestão da entidade e que os empresários goianos sofrem com prejuízos e dívidas até hoje.
À reportagem da Folha Z, o empresário reiterou que todo o setor enfrentou dificuldades.
“O próprio governador Ronaldo Caiado fala que Goiás foi o primeiro estado a fechar as portas do comércio. Então, sofremos muito com a dificuldade de ter que paralisar as atividades”, explicou.
Apesar das restrições, Baiocchi reitera que em todo o momento, o setor apoiou o que fosse importante para preservar vidas e manter empregos e a economia.
“Sempre buscamos o diálogo, as vezes, não era tão fácil, mas sempre buscamos”, avaliou.
Marcelo assumiu a presidência da Fecomércio em 2018 e foi reeleito em 2022.
Teve contato com os ex-prefeitos Iris Rezende e Rogério Cruz e todo o mandato do governador Ronaldo Caiado (2018/2026).
“Fomos administrando”, acrescentou.
O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, explica que o período entre 2020 e 2021, foi um dos piores momentos que vivenciou à frente da gestão da entidade e que os empresários goianos sofrem com prejuízos e dívidas até hoje. pic.twitter.com/Le2CgWrOxE
— Jornal Folha Z (@FolhaZ) December 13, 2025
Aparecida
Apesar das dificuldades, o presidente exalta que na cidade de Aparecida o setor teve mais facilidade, porque a gestão municipal adotou um sistema de rodizio diferente.
“As empresas abriam em dias diferentes. Era algo que queríamos, mas fomos caminhando. Não foi um tempo difícil para ninguém”, pontuou.
Empresários ainda sofrem
Tamanha foi a dificuldade enfrentada, que Baiocchi acentua: “o pós-pandemia foi um salve-se quem puder”.
Segundo o presidente, todos geradores de emprego foram buscar uma forma de sobrevivência, porque as despesas recorrentes e físicas não deixaram de existir, mesmo com as portas fechadas.
“À medida que a economia foi voltando à normalidade, as empresas acumularam prejuízos e muitas dívidas, que até hoje impactam o setor”, exemplificou Baiocchi.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”




Discussão sobre isso post