O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9), sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão plenária de hoje marcou sua despedida oficial da Corte.
“Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”, declarou o magistrado ao comunicar a decisão.
O anúncio ocorre poucas semanas após Barroso deixar a presidência do STF e em meio às sanções impostas a ele pelo governo dos Estados Unidos. Apesar da aposentadoria, o ministro deve permanecer na Corte até a próxima semana para concluir a liberação dos processos sob sua relatoria.
Com a saída, o presidente Luiz (PT) será responsável por indicar um novo ministro para o Supremo, abrindo mais uma oportunidade de nomeação no tribunal.
Perfil
Luís Roberto Barroso ingressou no STF em 2013, indicado pela então presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada por Carlos Ayres Britto, aposentado ao completar 70 anos.
Natural de Vassouras (RJ), Barroso é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em Direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.
Antes de assumir o cargo de ministro, atuou como advogado em causas de grande repercussão nacional, como a descriminalização do aborto em casos de anencefalia fetal, as pesquisas com células-tronco embrionárias, o reconhecimento da união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post