Na mira
Um ex-senador mineiro está na mira da operação Zelotes, que investiga um esquema de corrupção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Um discreto procurador envolvido na operação sinalizou que o ex-parlamentar teria indicado os conselheiros suspeitos de comandar o esquema e por isso estaria na mira do MP, que quer saber se o ex-parlamentar também se beneficiou. O procurador evitou dar nomes aos bois.
E o PP?
E não é que o Partido Progressista caiu no olho da operação Zelotes, graças a uma dívida de R$ 10,7 mihões? O partido aparece na lista de 74 contribuintes suspeitos de pagar propina para que os conselheiros do Carf anulem ou minimizem as multas. No Governo, tem gente comemorando.
Mais pesquisa
Causou grande mal-estar no Palácio do Planalto a pesquisa Ibope que confirma a despencada da popularidade do governo e da presidente Dilma Rousseff, desde a posse. Inicialmente os assessores da presidente acreditavam que a queda da popularidade era resultado do fato da presidente ter se fechado e deixado de fazer visitas e aparecer nos dois primeiros meses do ano. Agora, a avaliação é de que a crise atingiu o governo e que é preciso cautela.
Unir o tucanato
Enquanto PT e PMDB se debatem e os parlamentares das duas legendas não sabem muito bem para onde ir a quem seguir, o PSB adotou uma postura completamente diferente. Os tucanos escolheram o recém-chegado deputado Vitor Lippi (SP) como coordenador de planejamento estratégico da bancada. Foi uma espécie de reconhecimento ao faro do parlamentar que logo percebeu que faltava sintonia entre os membros. E na sexta-feira, dia 10 toda bancada permanecerá em Brasília, para um curso de “como agir em conjunto”. Os tucanos até contrataram o especialista Arão Sapiro, mestre em Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing para orientar a turma.
Fôlego 1
Tem chamado a atenção dos parlamentares o fôlego do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que faz questão de participar das sessões itinerantes da Casa nos estados. E no PMDB, Cunha já teria deixado claro que a estratégia dele tem como foco aumentar a popularidade, para ganhar mais poder e território eleitoral. Aos mais afoitos, que apostam no nome de Cunha para candidatura a presidente ou vice, nas eleições de 2018, o parlamentar tem dado apenas sorrisos enigmáticos, segundo um influente deputado peemedebista.
Fôlego 2
O entusiasmo de Eduardo Cunha é muito bem visto, principalmente pelos deputados do baixo clero peemedebista, mas não empolga os figurões da legenda. Entre esses últimos, o consenso é de que Cunha está se fortalecendo para disputar uma cadeira no Senado, daqui a três anos, ou ganhando cacife para indicar ministros e cargos influentes do segundo escalão.
Trabalho às quintas
E por falar em Eduardo Cunha, sem fazer muito alarde ele acabou mudando a rotina de trabalho dos deputados e botou todo mundo para trabalhar um dia a mais, com a instauração da sessão deliberativa às quintas-feiras. Até o ano passado o grande foco era a sessão de quarta-feira e para a quinta sobravam assuntos menores. Com a mudança, o trabalho aumentou, mas a construção da pauta de votações passou a ser definida muito mais pelo colégio de líderes. Historicamente ela era quase determinada pelo Palácio do Planalto.
Comemoração
E não é que o reflexo do “jeitão” Eduardo Cunha de gerir o Legislativo vem alcançando Câmaras de vereadores e assembleias legislativas? Nos estados, o número de casas que vêm brigando por autonomia na definição de uma pauta cada vez mais independente do Executivo só aumenta.
Opinião publicada
Ainda sobre o trabalho ampliado às quintas-feiras, um deputado do PMDB do Sul do país admitiu que a mudança também é uma resposta à pressão da sociedade, que se tornou mais vigilante. Diferentemente do conceito de opinião pública, a chamada “opinião publicada”, principalmente nas redes sociais, botou os parlamentares na berlinda. Por isso não houve chiadeira para que Eduardo Cunha aliviasse a carga, segundo o deputado.
E-mail para esta coluna: [email protected]
Discussão sobre isso post