Fonte interna à Polícia Militar de Goiás relatou com exclusividade ao Folha Z que será instalado ainda em 2017 um Batalhão do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) no Jardim América, em Goiânia.
O batalhão será construído em terreno do Colégio Estadual Jardim América (Ceja), cedido pela pela Prefeitura de Goiânia à Segurança Pública do Estado. A área é localizada entre as avenidas T-63 e T-9, facilitando o acesso dos policiais a várias regiões da cidade. Serão investidos cerca de R$ 200 mil.
O terreno do colégio em que será construído o batalhão estava destinado à instalação da base da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM). O quartel, porém, acabou sendo construído por meio de uma Parceria Público Privada na Praça Gumercindo Inácio Ferreira, na parte baixa do Setor Bueno.
Segundo funcionários do colégio, o comandante do policiamento da capital, tenente-coronel Ricardo Rocha, acompanhado de outro oficial, visitou a área na tarde desta sexta-feira, 9, por volta das 15h30.
O Folha Z conversou com a diretora do colégio, professora Rosirene Dias Rosa, que salientou ter ficado muito feliz com a notícia. “Assim que soube dos planos, fiquei ansiosa. Vai ser ótimo para o Ceja, que é um dos colégios mais importantes e tradicionais do Jardim América”, comentou.
LEIA MAIS: Os 20 carros mais roubados em Goiás. A lista vai te surpreender
9ª CIPM
O modelo da base da 9ª será novamente implantado no Batalhão do Giro. A unidade será instalada em módulos de material anti-inflamável com isolamento térmico e ar condicionado.
Como parâmetro, de acordo com a PM, a estrutura modular da base no Setor Bueno teve custo aproximado de R$ 350 mil e foi montada em nove dias. A vida útil calculada, segundo os fabricantes do contêiner, é de mais de 40 anos.
Giro
O Giro foi o primeiro grupo de moto-patrulhamento tático criado no Brasil, em 1998, inspirado no policiamento com motocicletas realizado pelos Carabineiros do Chile.
O modelo se destaca principalmente pela formação tática da equipe composta por no mínimo 4 policiais altamente treinados, em que o garupa de uma das motocicletas exerce a função de segurança da equipe durante o patrulhamento, abordagens e paradas em semáforos como também pelo treinamento de pilotagem de alto risco que os policiais recebem para pilotar motocicletas de altas cilindradas preparadas para qualquer tipo de terreno.
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post