O Detran Goiás vai intensificar ações de fiscalização e educação para o trânsito, com blitz e outras medidas, durante todo o feriado de Carnaval.
De 22 a 25, equipes desenvolverão trabalho de conscientização e verificação do cumprimento da Lei Seca no interior e na Região Metropolitana.
Locais de grande aglomeração de foliões receberão equipes de educadores de trânsito, que farão o trabalho de conscientização com os visitantes em bares, restaurantes e shows; e equipes de fiscalização, que atuarão em blitzes.
No sábado (22), serão realizados bloqueios educativos nas principais saídas da capital (GOs 020, 060, 070, 080).
A meta é sensibilizar condutores para a necessidade do cumprimento da legislação de trânsito, especialmente, quanto ao respeito aos limites de velocidade, regras de ultrapassagem, uso do cinto de segurança e da não combinação de bebidas alcoólicas e direção.
As blitzes da Balada Responsável, que serão levadas às cidades turísticas, buscam o cumprimento da Lei Seca e outras questões inerentes ao trânsito e à segurança pública.
Durante as abordagens, serão verificados os documentos dos condutores e veículos, condições de circulação e outras.
Quem for flagrado conduzindo veículo sob o efeito de álcool pode sofrer punição administrativa e ainda ser enquadrado em crime de trânsito.

Punições
O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou que se negar a fazer o teste do bafômetro será autuado administrativamente.
Terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência) e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir.
O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista habilitado.
Bombom de licor livra motorista de punição em blitz da Lei Seca
Caso seja constatada a embriaguez, quando o bafômetro acusar valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito.
Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a 3 anos de detenção.
CNH Social: 50% ainda não fizeram matrícula e podem perder vaga
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post