O custo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode cair para R$ 442,90 com as novas regras adotadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Antes das mudanças, o valor médio para obter a habilitação em uma categoria no estado chegava a cerca de R$ 3 mil.
Segundo o órgão, a redução é resultado da aplicação da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui a CNH Brasil e prevê modernização, simplificação do processo e diminuição de custos para o candidato.
O que faz o preço cair
Entre as principais mudanças está a possibilidade de realizar o curso teórico gratuitamente pela plataforma da CNH Brasil e a redução da carga prática obrigatória para apenas duas aulas.
Além disso, não há mais exigência de contratação de um Centro de Formação de Condutores (CFC), já que o candidato pode ter aulas com instrutores autônomos credenciados.
As aulas também podem ser feitas em veículos de autoescolas ou particulares, com câmbio manual ou automático.
Fim da baliza e da rampa
As alterações não atingem apenas o custo, mas também a prova prática.
A baliza e a rampa deixam de ser obrigatórias.
Candidatos à categoria A (motocicleta) não precisam mais realizar o exercício de rampa.
Já para as categorias B, C, D e E, destinadas a veículos de quatro ou mais rodas, deixam de ser exigidos os exercícios de baliza e aclive.
A prova prática passa a ocorrer em etapa única, composta apenas pelo trajeto em via pública.
Objetivo da mudança
De acordo com o Detran-GO, que participou da formulação da proposta, o objetivo é tornar o processo de habilitação mais acessível, especialmente para pessoas de baixa renda, promovendo inclusão social sem abrir mão da segurança viária.
A nova regra já está em vigor em Goiás.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia


