Editoras como Marvel e DC Comics têm uma infinidade de personagens obscuros, secundários e que poucos leitores conhecem. Como disse Grant Morrison em um momento metafísico de Homem-Animal, existe o limbo dos personagens de HQs. É um local de personagens esquecidos, pouco utilizados pelas editoras.
Pensando nisso, o Folha Z resolveu apresentar alguns personagens destas editoras gigantes, que o grande público desconhece. Vamos a lista.
Shining Knight originalmente, o Cavaleiro Andante até que ficou razoavelmente conhecido após o desenho da Liga da Justiça Sem limites. O personagem foi criado em 1941 e tem uma história que lembra a do Capitão América.
Sir Justin era um cavaleiro novato na Távola Redonda, de Rei Arthur. O rei pediu que o herói fosse enfrentar um ogro no norte da Europa, mas quando enfrentava a criatura foi soterrado por uma avalanche e ficou congelado até os dias de hoje.
O herói possui um cavalo alado (Vitória Alada) e armadura e armas indestrutíveis, criadas a partir da magia de Merlin. Nas novas versões o personagem se chama Sir Ystin e é uma mulher.
O Manto (Tyrone “Ty” Johnson) e Adaga (Tandy Bowen) surgiram em 1982, pelas mãos de Bill Mantlo e Ed Hannigan, em Espetacular Homem-Aranha #64. Na primeira versão dos personagens, os dois fugiam de suas antigas casas, quando foram sequestrados pela quadrilha do mafioso Cabelo-de-Prata.
Os criminosos injetaram drogas experimentais neles e o resultado foi a dependência de Manto por Adaga. O personagem se tornou a escuridão e ela a luz. Ele precisa das adagas luminosas de Tandy para viver.
Enquanto Manto tem o poder de teletransportar e controlar forças da dimensão escura (que saem de seu manto), Adaga pode criar e jogar adagas de luz, curar intoxicações e se regenerar mais rápido que um humano normal.
Em uma versão mais recente os personagens são mutantes.
Após o Vietnã, Rory Regan, criado em 1976 por Joe Kubert e Robert Kanigher, foi trabalhar na loja de objetos usados Trapos e Trastes, com seu pai, Gerry. Após a morte de seu pai e alguns amigos e de amigos (assinados por gangsters que queriam roubar um objeto da loja), Rory encontra em casa um traje feito de retalhos, lembrando até uma múmia e um manto verde feito de trapos.
Ao vestir a estranha roupa, Rory adquire as habilidades do pai e dos amigos assassinados: força de um, que foi “Sansão” em um circo, a de boxeador de outro, agilidade de ex-acrobata…
Além das habilidades dos amigos do pai de Rory, o traje absorve dons dos bandidos mortos pelo herói, que aparecem na roupa em forma de um retalho. Eles devem ajudar o Ragman (nome original) até pagarem seus pecados.
Anthony Ludgate Druid é um médico que decidiu estudar psiquiatria e depois de exercer a profissão por anos, decidiu seguir os caminhos do ocultismo. Após adentrar o mundo da magia, escreveu um livro sobre o assunto e foi chamado por Iama tibetano, alegando necessitar de cuidados médicos.
Na verdade, o tibetano realizou vários testes místicos com Anthony (sem o seu conhecimento) a fim de descobrir sua capacidade espiritual. Percebendo seu valor, o Iama o ajudou a encontrar seu potencial de poderes sobrenaturais e o ensinou a dominar a magia. A partir desse momento, Anthony assumiu o codinome Doutor Druida.
Francisco Costa é jornalista e fã de quadrinhos – [email protected]
Discussão sobre isso post