O mercado sul-americano se torna a cada dia o principal celeiro de jogadores para o futebol brasileiro.
Com a dificuldade em manter atletas no Brasil, até mesmo os recém-formados jogadores da base, os times nacionais têm aproveitado o fraco poder aquisitivo dos países vizinhos para contratar gringos.
Repatriar jogadores, principalmente dos grandes centros, é uma tarefa quase impossível.
Como os times brasileiros, quebrados e endividados, conseguem pagar uma multa rescisória e ainda bancar um salário astronômico para repatriar um jogador? Algumas vezes até conseguem, mas é fato raro.
Bom e barato
Além da facilidade de contratar jogadores argentinos, chilenos, uruguaios, enfim, jogadores sul-americanos em geral, há ainda a vantagem de futuramente conseguir uma venda generosa, que no final das contas faça valer o investimento.
É isso mesmo, o futebol brasileiro, atualmente, serve de ponte para os grandes centros. É a principal vitrine para os jovens talentos sul-americanos que sonham em jogar na Europa ou ganhar muito dinheiro na China ou nos Emirados Árabes.
Destaques
Exemplos não faltam. Conca, Montillo, Barcos, são alguns dos hermanos que vieram jogar no futebol canarinho, mostraram qualidade, se destacaram (o que não chega a ser algo muito difícil) e se valorizaram para uma revenda.
Nesse mercado de transferências mais uma vez os sul-americanos são destaques. Conca e Barcos vão ganhar milhões no futebol chinês e, consequentemente, abrem espaço para novas promessas.
O jovem Centurión, de 22 anos, do Racing, foi contratado pelo São Paulo. O Cruzeiro buscou no Defensor o uruguaio De Arrascaeta. O Atlético/MG, que já conta com o argentino Dátolo, aumentou a lista de gringos com Lucas Pratto e o colombiano Cárdenas.
Os jogadores sul-americanos são atraídos, principalmente, pelos bons salários pagos pelos times brasileiros, inegavelmente melhores. Há casos que a oferta chega a ser mais do triplo do que o jogador ganha.
Mas o que mais chama a atenção dos times brasileiros, além do lucro que pode vir a ser feiro com esses atletas, é o diferencial sobre os jogadores brasileiros. A técnica refinada, a disciplina tática, a catimba bem característica, a vontade de ganhar e a garra, que prevalecem sobre o futebol pentacampeão.
Discussão sobre isso post