A Câmara dos Deputados aprovou, em definitivo, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Essencialidade, que reconhece os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública em todo o Brasil.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Com a aprovação, a medida reforça a autonomia institucional e garante proteção constitucional aos 33 Tribunais de Contas existentes no País:
- 1 Tribunal de Contas da União (TCU);
- 27 Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal;
- 3 Tribunais de Contas dos Municípios dos Estados;
- 2 Tribunais de Contas do Município.
A proposta foi aprovada com 414 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções.

José Nelto e Marussa Boldrin
Toda a bancada federal de Goiás votou a favor da PEC, com exceção de José Nelto (União Brasil) e Marussa Boldrin (MDB), que não participaram da sessão.
Ao todo, foram 15 votos goianos favoráveis à proposta.
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Joaquim Castro, acompanhou a votação em Brasília.
“É o reconhecimento da importância dos Tribunais de Contas na sua vigilante atuação em prol do uso correto dos recursos públicos e do aprimoramento da gestão pública, no atendimento às necessidades do cidadão, com eficiência e efetividade”, afirmou o presidente.
Com a promulgação da emenda, os Tribunais de Contas passam a ter status constitucional de essencialidade, o que fortalece sua atuação fiscalizatória e reduz riscos de questionamentos sobre sua existência.
A medida consolida o papel desses órgãos no controle do uso dos recursos públicos e na melhoria da gestão pública em todo o País. A PEC ainda aguarda promulgação pelo Congresso Nacional.
PEC da Essencialidade
O que é: Proposta de Emenda à Constituição que reconhece os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública.
🏛️ Abrangência: Validade nacional, alcançando o TCU, os Tribunais de Contas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
🗳️ Votação: 414 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções.
🇬🇴 Bancada goiana: 15 votos a favor; José Nelto e Marussa Boldrin não participaram da sessão.
👁️ Efeito: Reforça a autonomia dos Tribunais de Contas e reconhece seu papel essencial na fiscalização dos recursos públicos em todo o Brasil.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”




Discussão sobre isso post