A Prefeitura de Goiânia começou nesta semana a revitalização da Praça do Sol, localizada entre as duas 9, 13 e João de Abreu, no setor Oeste. A praça será a primeira na capital a ganhar um novo projeto arquitetônico. A obra será executada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), criadora do projeto, e a previsão é de que a praça esteja pronta em 90 dias.
A Comurg comunicou que nos corredores dos raios e nas demais dependências da praça o concreto será branco e de alta qualidade. O concreto aumentará a vida útil da praça, já que tem alta resistência e durabilidade. Os raios terão bordas vermelhas de granito flamingo.
LEIA MAIS: Ex-vereador de Guaraíta, Dalvan Pikhardt assume SMT
“EU ❤ GOIÂNIA”
No centro da praça, um letreiro com a frase “EU ❤ GOIÂNIA” será construído. O letreiro terá em média dois metros de altura e será de concreto. Cerca de 70 servidores estarão no local para executar os serviços de remoção das calçadas, bancos, canteiros, gramas e meio fio, de acordo com a Prefeitura.
Ainda serão feitas limpezas e terraplanagem do terreno, para depois serem iniciados os serviços de infraestrutura e paisagismo. Toda grama retirada será reaproveitada na Avenida Liberdade, no Conjunto Riviera. O meio fio será reutilizado no Aterro Sanitário da Capital.
Na opinião do prefeito da capital Paulo Garcia, o projeto é moderno, acessível e inovador, sustentável e propõe uma nova concepção arquitetônica e paisagística para Goiânia. A ideia é implantar corredores de concreto que simbolizam raios de Sol, com quatro círculos voltados para a rua 13.
Cada círculo contemplará uma atividade diferente. Um com mais de 300 m² terá concreto na cor vermelha e academia ao ar livre. Outro de 285 m² terá piso de borracha nas cores azul e verde, com um parque infantil com brinquedos acessíveis para crianças com deficiência. Outro círculo será de 460 m² e terá um anfiteatro com duas arquibancadas de alvenaria e piso de concreto na cor amarelo. O último será o menor, de 85 m², e contará com uma estrutura especial para receber animais de estimação. O local será o primeiro dedicado a pets em áreas públicas da capital.
LEIA MAIS: Zezé Di Camargo discute com fã na internet e chama Wesley Safadão de “emergente”
Feira do Sol
A Praça do Sol será a primeira em Goiânia a receber tal infraestrutura. O estacionamento da praça também terá novas vagas para portadores de necessidades especiais e idosos. A praça é uma das mais importantes da região e todo domingo recebe a Feira do Sol. Durante o período de obras, a feira irá mudar para as Ruas 13 e João de Abreu.
“Nossa intenção é valorizar ainda mais o local que movimenta a economia da região. Além disso, a nova Praça do Sol será mais um cartão postal na cidade”, disse Edilberto Dias, presidente da Comurg.
Discussão sobre isso post