Em parceria com a startup Mapzer, a Prefeitura de Goiânia relatou que houve uma redução em 33% o número de buracos nas ruas no mês de abril.
O relatório foi apresentado pela startup.
De acordo com o levantamento, em março deste ano a ocorrência de buracos era de 15,43%, agora o percentual caiu para 12,65%.
A queda também foi registrada em outros 8 tipos de ocorrência: sinalização irregular (10,51% em março/ 8,99% em abril); placa de comércio irregular (9,53%/9,15%); tampa de bueiro irregular (8,20%/7,31%); veículo irregular (7,47%/6,57%); empoçamento (3,09%/1,50%); material comércio irregular (1,43%/1,28%); bueiro irregular (0,84%/0,67%) e asfalto irregular (0,09%/0,04%).
No total, a plataforma identificou 21 tipos de ocorrências.
Ainda de acordo com o relatório, os bairros com maior redução no número de buracos mapeados pela startup foram: Jardim Novo Mundo, Jardim América, Pedro Ludovico, Conjunto Vera Cruz e Parque Amazônia.
Treinamento e notificações
Entre os dias 24 e 29 de abril, equipe da Mapzer treinou servidores da Prefeitura de Goiânia para que possam acessar a plataforma e traçar a melhor estratégia de trabalho para a correção dos problemas.
Através da Inteligência Artificial, a Secretária de Infraestrutura será informada de buracos, bocas de lobo, poços de visita, meios-fios, postes irregulares, empoçamento e rachaduras nas vias.
A pasta de Planejamento terá acesso aos casos de terrenos, calçadas, comércios e placas irregulares, além de informações sobre material de construção na via.
A Secretária de Mobilidade receberá relatórios sobre cones nas vias, sinalização inexistente ou irregular, e veículos irregulares (estacionados em calçadas, por exemplo).
Por fim, a Comurg terá acesso às informações sobre lixo irregular, mato alto na via ou terreno, e a Agência Municipal de Meio Ambiente, sobre animais soltos na cidade.
LEIA MAIS: Carro robô circula pelas ruas de Goiânia caçando buracos nas vias
Discussão sobre isso post