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Começa segundo semestre letivo na Educação de Aparecida

03, agosto, 2020
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Prefeitura de Aparecida distribuiu uniformes para alunos da rede municipal em junho visando a possibilidade de retorno das aulas presenciais a partir do segundo semestre | Foto: Claudivino Antunes

Secretaria informa que retomada seguirá os protocolos de segurança | Foto: Claudivino Antunes

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As aulas do segundo semestre letivo na Educação Municipal de Aparecida de Goiânia começam nesta 2ª feira (3).

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Os 48 mil alunos matriculados em escolas municipais, CMEI’s e entidades conveniadas com a Secretaria de Educação seguirão sem atividades presenciais.

De acordo com a pasta, a volta às aulas acontecerá seguindo os mesmos critérios estabelecidos pelo Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP).

A estratégia foi adotada ainda no começo de abril como uma das medidas para conter os avanços da pandemia pelo coronavírus em Aparecida.

No último dia 31, servidores das unidades educacionais participaram de reuniões virtuais para elaborar o Planejamento Institucional e Educacional.

O encontro serviu também para que os grupos gestores pudessem repassar informações para suas respectivas equipes de trabalho e alinhar as ações que serão desenvolvidas a partir de agosto.

Conselho Estadual de Educação

Secretário de Educação de Aparecida, Wanderlan Renovato | Foto: Divulgação
Secretário de Educação de Aparecida, Wanderlan Renovato | Foto: Divulgação

Segundo Resolução do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO), as aulas remotas para instituições de ensino públicas e privadas devem seguir até o final de agosto, pelo menos.

Ao acompanhar a Nota Técnica do CEE, o secretário municipal de Educação Wanderlan Renovato emitiu uma mensagem de “bom retorno ao semestre”, destacando a importância da preservação da saúde dos alunos e dos servidores da Semect.

“Apesar de desejarmos muito que nossa rotina escolar seja retomada, entendemos que, neste momento, a decisão mais segura para toda a comunidade escolar é a manutenção das aulas não presenciais, evitando, com isso, a circulação de nossos alunos e diminuindo os riscos de contágio”, afirmou Renovato.

Aulas remotas

O Regime Especial de Aulas Não Presenciais na Rede Municipal de Ensino de Aparecida foi estabelecido de acordo com a Resolução Normativa nº 004/2020 do Conselho Municipal de Educação, publicada no Diário Oficial em 31 de março.

No texto, constam orientações de natureza técnico-pedagógicas para a execução das atividades não presenciais voltadas para a comunidade escolar.

A modalidade foi uma alternativa encontrada para minimizar os prejuízos causados pelo isolamento social, incluindo alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

O texto também instrui sobre como deve ser feito o atendimento aos alunos que são público alvo da Educação Especial.

Educação de Aparecida inicia o segundo semestre com Regime de Aulas Não Presenciais | Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida
Educação de Aparecida inicia o segundo semestre com Regime de Aulas Não Presenciais | Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida

Como vai funcionar

De acordo com a Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem, assim como foi realizado no 1º semestre, nesta nova etapa os procedimentos serão mantidos como parte da metodologia.

ANÚNCIO

Isso significa que os alunos continuarão recebendo o material pedagógico para estudo pela internet e os professores fornecerão orientações por meio de canais de comunicação, como e-mails e grupos de WhatsApp.

Já no caso das famílias que, por alguma razão, não dispuserem de condições de acesso online, os pais irão retirar as atividades diretamente na escola em que a criança estiver matriculada, devendo, para isso, agendar dia e hora, dentro do horário regular de funcionamento das unidades escolares.

A novidade para esta etapa é que, com vista a dinamizar e nortear a prática docente, a Semect elaborou um rol de atividades que serão disponibilizadas aos professores em espaços virtuais específicos.

O material de suporte contempla as disciplinas do currículo e foi construído com base no Documento Curricular para Goiás, que é o DC-GO Ampliado.

“O recurso pedagógico foi produzido para atender demandas que partiram dos próprios professores que, ao avaliarem a execução do REANP no final do primeiro semestre, concluíram ser importante ter um material produzido pela Secretaria de Educação que pudesse contribuir com o desenvolvimento das aulas remotas”, justifica a coordenadora de Ensino e Aprendizagem, Aline Caixeta.

Segundo ela, para atender à solicitação desses profissionais, a equipe técnica da Semect produziu atividades em formato específico para ser compartilhado pelos professores diretamente nos grupos de WhatsApp de alunos e pais de alunos.

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