O comunicado de venda de veículo agora pode ser feito pelo celular em Goiás.
Anunciada pelo Detran-GO (Departamento Estadual de Trânsito de Goiás), a novidade foi implantada com recursos de inteligência artificial no aplicativo do órgão, o Detran GO ON.
Segundo o governo, essa tecnologia torna a validação do comunicado de venda de veículos mais ágil e segura contra fraudes.
O serviço pode ser feito a partir de dispositivos móveis, dispensado a presença física em um dos postos de atendimento do Detran.
Segundo explicou o gerente de Tecnologia do Detran-GO, Sergio Luiz Silva, o processo é intuitivo e só demanda que o usuário faça login na ferramenta e siga as instruções.
“Preparamos um algoritmo de inteligência artificial que faz o reconhecimento da documentação enviada, via aplicativo. Isso diminuirá o tempo de validação, além de dar mais segurança ao processo”, disse.
Aplicativo Detran GO ON
Quem se interessou pode baixar o app gratuitamente nas principais lojas de aplicativos (Google Play e Apple Store).
A versão atualizada do aplicativo traz várias funcionalidades além das já disponíveis no site e da possibilidade de se efetuar o comunicado de venda de veículo:
- indicação de Real Condutor (transferência de pontuação de infrações),
- recurso de multa;
- avaliação do Processo de CNH;
- informações de veículos;
- certidão de posse;
- consulta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- acompanhamento processual;
- achados e perdidos;
- cartão de idoso (serviço disponível para municípios que não possuem órgão municipal de trânsito);
- e alteração de endereço.
O aplicativo possui, também, um serviço de notificações que envia alertas aos usuários para várias situações, como vencimento de boletos de Licenciamento, IPVA e CNH; avisos quando a CNH ou CRLV está disponível para retirada e sobre o andamento de processos e infrações, por exemplo.
Comunicado de venda de veículo
Ao vender um veículo, o ex-proprietário deve comunicar a venda ao Departamento Estadual de Trânsito.
A obrigação é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ajuda a prevenir futuras complicações ao vendedor.
Sem o comunicado, quem passou o veículo adiante continua sendo o responsável pelos impostos, multas, taxas e até danos causados a terceiros.
Detran GO: como consultar débitos de veículos (multa, IPVA etc.)
Acompanhe tudo que acontece em Goiás seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post