Corrupção pra todo lado
“E se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão…” Eis a frase que mais se escuta nos quatro cantos do país diante das intermináveis operações da Polícia Federal e do Ministério Público. É corrupção pra dar e vender, infelizmente. Nenhum segmento consegue ficar imune às atividades ilícitas. Muito se fala em gestores e empresas públicas, partidos, sindicatos e entidades civis, mas o buraco é amplo, geral e irrestrito.
Só no quintal adversário
E por falar em desvio de conduta, Dilma se recusa a comentar a presença da PF na cola de Lula, que faz cara de paisagem para Dirceu e Delcídio. Aécio também está na mesma fila que um dia foi ocupada por FHC, Azeredo, Arruda, ACM, Jéfferson, Maluf e tantos outros. Cada qual com seu escândalo, político ou administrativo. Enquanto a sociedade assiste perplexa a falta de pudor na gestão de recursos públicos, os políticos em geral apenas admitem corrupção no quintal adversário. Quando é na própria horta não passa de perseguição.
Sinal amarelo
Enquanto isso a Transparência Internacional identificou o Brasil em 76º lugar no critério percepção de corrupção. À cada levantamento o país despenca mais posições, aproximando-se de Venezuela, Iraque, Angola, Somália e Coréia do Norte, os mais corruptos, e distanciando-se de Alemanha, Suíça, Holanda, Finlândia e Dinamarca, os menos corruptos.
Rápidas
… Goiás ocupou novamente as manchetes da mídia nacional em função da queda de braço entre estudantes da rede estadual, contrários ao projeto das Organizações Sociais nas escolas, e a Secretaria da Educação. Raquel Teixeira e Marconi Perillo estão pagando caro por subestimar o poder de articulação dos alunos. O enfrentamento está longe de um desfecho.
… Domingo tem clássico Vila Nova x Goiás na abertura do Goianão/2016 e a motivação é praticamente zero em função de medidas burocráticas tomadas por dirigentes no gabinete refrigerado.
… As grandes partidas entre os dois clubes ficaram realmente no passado, nas décadas 70, 80 e 90, oportunidade em que a rivalidade falava mais alto nas entrevistas e ações de marketing.
… A “democracia” dos buracos no período chuvoso atinge o objetivo de desgastar as três esferas públicas na mesma intensidade. As crateras em BR’s, GO’s e vias urbanas nivelam – pra baixo – o xingatório contra presidente, governador e prefeitos em Goiás. Apenas dois setores comemoram: borracharias e oficinas mecânicas.
Discussão sobre isso post