Só no Bueno, foram registradas 66 ocorrências de furtou e roubo de veículos somente os primeiros meses de 2015
A violência e a criminalidade estão entre os fatores que mais preocupam os goianienses atualmente. Reflexos disso foram as eleições de 2014, que deram expressivas votações para candidatos ligados ao tema da Segurança Pública; entre eles, deputados estaduais Mané de Oliveira e Adriana Accorsi e o deputado federal Waldir Soares. E a região Sul de Goiânia não foge à regra: setores Bueno e Jardim América clamam por melhorias na segurança.
De acordo com os números registrados pela 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM), foram 222 ocorrências de furto e roubo de veículos na região em que atua a companhia. 74 no Jardim América (maior em extensão), 66 no Bueno, 53 no Nova Suíça e 19 no Coimbra. Tudo isso apenas entre os meses de janeiro e maio de 2015.
Enquanto isso, o calendário do crime ficou bem dividido entre os dias da semana, mostrando que os bandidos não escolhem um momento só para “atuar”. Aos domingos foram 22 ocorrências de roubo de veículo registradas, 28 às segundas-feiras, 41 às terças, 23 às quartas, 37 às quintas (dia campeão), 36 às sextas e 35 aos sábados.
Comércio
Como é de praxe entre os pequenos empresários da região, mais uma reunião foi realizada no dia 14 de maio na qual comerciantes convidaram representantes da Segurança Pública para discutirem melhorias no combate ao crime. Estavam presentes o delegado do 7º DP, Manoel Borges, o sub-comandante da 9ª CIPM, capitão Arraes, e o comandante da área do Jardim América, sargento Rodrigues.
O empresário Paulo Malta, dono do restaurante Gula, acredita que os furtos e roubos prejudicam o desenvolvimento do setor. Segundo o lojista Cristiano Caixeta, há 15 anos no Jardim América, a região é boa para os comerciantes que mantêm uma relação de proximidade com os moradores e os clientes. Para o empresário, o que a cidade mais precisa é da geração de empregos, única ação que pode concretamente diminuir os números da violência.
9ª CIPM
Responsável pelo policiamento de toda essa região, a 9ª CIPM tem um novo comandante desde maio de 2015. O posto, que era do major Allan Cardoso, passa a ser ocupado pelo capitão Daniel Aleixo. Com 41 anos, o capitão é bacharel em Segurança Pública, tem curso Operacional de Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), curso de Operação de Choque e Formação de Instrutores em Direitos Humanos e Princípios Humanitários Aplicáveis à Função Policial Militar.
A mudança de comando ocorreu com o intuito de diminuir a criminalidade na região, ao trazer um comandante com fôlego renovado e vontade de trabalho.
Discussão sobre isso post