O presidente do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Delegado Waldir (União Brasil), descartou a possibilidade de concorrer ao Senado em 2026.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Autor da consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resultou na interpretação de que cada partido pode lançar até 2 candidatos ao Senado em 2026, Waldir afirmou à Folha Z que não pretende se beneficiar da nova regra para disputar a vaga.
Embora não haja impedimentos para que ele concorra ao lado da 1ª dama Gracinha Caiado, ambos filiados ao União Brasil, o presidente do Detran reafirmou que sua prioridade é outra.
Segundo ele, em 2022, quando havia apenas uma candidatura, sua pretensão era ser o representante do Estado para enfrentar as omissões da Casa em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“O STF tem atuado muito no ativismo judicial, tomando atribuições da Câmara Federal, até do Executivo. Então, a minha pretensão era fazer esse enfrentamento, mostrar juridicamente, com meu conhecimento”, explicou.
Ele também citou projetos importantes que estão parados no Senado:
- Redução da maioridade penal;
- Aumento da internação de pessoas que cometem crimes e alegam problemas psicológicos.
Apesar de ter disponibilizado seu nome, Delegado Waldir afirmou à Folha Z que a resposta dos eleitores foi de que essa não era a pretensão do eleitor goiano.
“Recuo e aguardo a orientação do governador Ronaldo Caiado e de Daniel Vilela, mas o projeto é retornar à Câmara Federal, onde fui líder e onde sempre tive grande projeção”, acrescentou.
Dr. Zacharias Calil
Assim como Waldir, o deputado federal Dr. Zacharias Calil, também do União Brasil, apresenta-se como pré-candidato ao Senado.
A sigla, assim como todos os partidos que integram a base do governador, tem direito de lançar até dois nomes, se assim entender.
É o caso também do Progressistas, de Alexandre Baldy, e de outros partidos.
O Progressistas está em fase de federação com o União Brasil. Caso se confirme, as duas siglas poderiam lançar apenas dois nomes juntas.
A tese de que todos os pré-candidatos poderiam concorrer ao Senado, mesmo filiados ao União Brasil ou à futura Federação entre PP e o partido, foi confirmada por Delegado Waldir.

Candidaturas ao Senado na base de Caiado
Em 2022, a base do governador Ronaldo Caiado lançou três candidatos ao Senado: Delegado Waldir, Alexandre Baldy e Vilmar Rocha.
Waldir terminou em 3º lugar, com 17,04% dos votos, atrás do eleito Wilder Morais (PL) e do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).
Baldy e Vilmar Rocha obtiveram, respectivamente, 12,84% e 1,77% dos votos.
Somados, os três candidatos apoiados por Caiado alcançaram 31,65%, número superior aos 25,25% que garantiram a vitória de Wilder Morais.

CONFIRA TAMBÉM:
Mudança eleitoral abre espaço para até 16 candidatos ao Senado na base de Daniel
Discussão sobre isso post