A Prefeitura de Aparecida lançou nesta terça, 10, uma programa que visa combater o vandalismo e a depredação de patrimônio público na cidade.
Por meio do “Você de olho no patrimônio público”, o cidadão poderá fazer denúncias anônimas por meio do telefone (153 ou 3545-5901).
De posse das informações, a Guarda Civil Municipal (GCM) será a encarregada de averiguar as denúncias.
Pichação, quebra de vidraças, furto de materiais e destruição de equipamentos são alguns dos delitos que podem ser denunciados.
A orientação é que, se o cidadão avistar qualquer ação suspeita, deve observar detalhes do infrator, como cor da roupa, tipo físico, cor do veículo e número de placa.
Mas sem se arriscar para conseguir essas informações.
A poucos dias do recesso escolar, o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, acredita que o projeto foi lançado numa época “oportuna”.
É que, historicamente, os casos de depredação de escolas e CMEIs aumentam de modo expressivo nas férias.
Cândido lembrou, no entanto, que ações preventivas e de conscientização realizadas pela Guarda Civil junto à comunidade já resultaram na queda de 70% dos casos de depredação de unidades de ensino, nos últimos 8 meses.
“Essa campanha busca despertar a população para o interesse de ajudar a zelar do patrimônio público, ou seja, nossas praças, os bosques, escolas e unidades de saúde, por exemplo”, acrescentou Cândido.
Além dos telefones 153 ou 3545-5901, os moradores poderão denunciar ações suspeitas através dos grupos de WhatsApp que serão formados pela Guarda Civil.
A corporação recebeu hoje da Prefeitura de Aparecida 30 celulares novos, que serão utilizados com essa finalidade.
Os números de WhatsApp da GCM estarão disponíveis nas viaturas e vão funcionar 24h.
[ATUALIZADO] HMAP abre contratação de profissionais
Quer receber notícias da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade.
É só seguir a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post