O prefeito Rogério Cruz anunciou novas medidas para reforçar a segurança nas escolas, durante entrevista coletiva nesta 4ª feira (12).
São elas: a Operação Escolas Sem Violência, a instalação de detectores de metais, do “botão do pânico”, além da inspeção de mochilas dos alunos na entrada das unidades de ensino.
Os equipamentos devem estar disponíveis a partir da próxima semana.
Em seu anúncio, Rogério Cruz disse que a força-tarefa conta com 800 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), 105 viaturas, unidade de cães farejadores e equipes de inteligência que acompanham a entrada e a saída dos alunos.
Além disso, o prefeito informou que a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai ampliar as câmeras de monitoramento e as concertinas (cerca de proteção para muros).
Cães da GGM serão usados nas escolas
O Grupo de Operações com Cães (GOK-K9) da GCM está em ação para identificar indivíduos com posse de armas de fogo e drogas.
A iniciativa também dispõe de grupos de inteligência da corporação que atuam nas imediações das escolas e acompanham as redes sociais para identificar possíveis ameaças.
Além das medidas tomas, o programa Anjos da Guarda, administrado pela GCM, percorre as unidades de ensino da rede municipal, em que agentes realizam palestras lúdicas focadas no combate ao bullying.
O prefeito Rogério Cruz destacou o papel dos pais no combate à violência nas escolas e pediu para que verifiquem o material escolar que os filhos levam para sala de aula.
“Ao encontrar algo estranho, algum objeto estranho na mochila na bolsa de seus filhos, comunique imediatamente à direção da escola ou a nossa própria GCM”, afirma.
Discussão sobre isso post