O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou uma iniciativa voltada à fiscalização da circulação de motocicletas, especialmente as mais barulhentas.
O programa Randandan teve início nesta 2ª feira (17) e tem como objetivo principal coibir a circulação de motocicletas com escapamento adulterado.
Os veículos que circulam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante serão fiscalizados e autudos por violação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além da intenção de reduzir poluição sonora, a ação também quer lidar com questões ambientais, conforme explicou o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Multas
Em 2024 foram registrados 13.406 casos de motociclistas flagrados circulando com escapamento irregular.
Somente neste ano, até o momento, já foram identificadas 1.784 infrações do artigo 230, inciso XI do CTB, que classifica a prática como infração grave.
As penalidades para quem for flagrado incluem:
- Retenção do veículo até a regularização do problema;
Multa de R$ 195,23;
Cinco pontos na carteira de habilitação.
Como funcionará a fiscalização das motos
O Detran-GO terá equipes de fiscalização em rondas diárias, tanto na Região Metropolitana de Goiânia como em outros municípios do estado.
Para isso, o órgão vai contar com parceria de equipes do Batalhão de Trânsito e da Polícia Militar.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post