Dilma está pela bola 7
A expressão “governo por um fio” foi dada pelo próprio ex-presidente Lula durante café da manhã com senadores em Brasília. A abrangência das manifestações populares do próximo domingo será fundamental para consolidar, ou não, a tese de abreviamento do Governo Dilma Rousseff. Não faltaram tempo e articulações de toda ordem, desde a reeleição em novembro de 2014, para que a presidente recolocasse o trem petista nos trilhos.
7 maneiras de falhar
Dilma fracassou de maneira contundente. Tirou 10 na versão dos 7 erros político-administrativos: 1- condução da economia; 2- sucessivas turbulências com Congresso Nacional; 3- descumprimento de compromissos eleitorais; 4- equipe de auxiliares frágil e desunida, incluindo o vice-presidente Michel Temer; 5- desavenças internas com ex-presidente Lula, seu criador, e por consequência com o Partido dos Trabalhadores; 6- ausência de uma agenda, mesmo vulnerável, em prol da retomada do desenvolvimento; 7- crise existencial motivada pelo esvaziamento do poder no Palácio do Planalto.
Disfarçando a realidade
Aquela que já foi chamada de “gerentona do Brasil” está pela bola 7 (olha a coincidência do número). Algo que nem mesmo os sorrisos e as brincadeiras demonstradas por ela na entrevista coletiva de hoje conseguiram esconder. Dilma aguarda por um milagre para continuar respirando por aparelhos no comando do país. As manifestações populares de domingo, contaminadas por algumas doses de insensatez e radicalismo, podem representar a pá de cal que faltava para o sepultamento de uma presidente que já recebeu a extrema-unção na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ataque (tucano) de nervos
A cúpula do PSDB em Brasília deu a senha e poucos conseguiram compreender. O maior partido de oposição no país – cujo presidente perdeu a última eleição por uma diferença mínima – está recomendando “equilíbrio e serenidade” à Justiça em relação ao pedido de prisão do ex-presidente Lula. Definitivamente caiu a ficha de Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, José Serra e demais tucanos. Em matéria de escândalos e desvio de conduta, o PSDB carrega o mesmo DNA do PT.
Discussão sobre isso post