O adestramento compreende também, além de outras tantas finalidades e benefícios, ensinar comandos básicos de obediência. Desta forma, passamos a nos comunicar melhor com os cães, melhorando assim a comunicação com eles.
Dentre os mais diversos comandos possíveis de serem ensinados, o FICA é um dos que podem auxiliar em diversas situações do dia a dia quando, por exemplo, não queremos que o cão acesse um lugar específico ou que ele espere até que tenha permissão para entrar, se alimentar ou atravessar a rua.
Ensinar o comando FICA exige paciência e persistência do tutor, pois, para os cães, é difícil principalmente por eles valorizarem a companhia. Por este motivo, o treino deve ser gradativo e sempre associado a estímulos positivos.
LEIA MAIS: Como treinar seu cachorro para não ter medo de fogos de artifício
Passo a passo
Para ensinar o FICA é necessário que o cão já saiba sentar ou deitar, pois partiremos de um destes dois comandos. Se posicione em pé na frente do cão e peça que ele se sente ou deite.
Depois do cão sentado ou deitado, mostre a palma da mão e diga FICA, depois dê um passo para trás e retorne na posição inicial, sempre recompensando o cão se ele tiver conseguido se manter parado. Aos poucos, evolua o treino. Aumente a distância e o tempo que o cão deve aguardar.
Caso você perceba que o comando é difícil para o cão, não force ou exija demais. Perceba qual é o limite de tempo e distância que ele permanece sob o comando e evolua aos poucos. Desta maneira, evitamos qualquer associação negativa a este comando tão importante. Se isso acontecer, a evolução do comando será dificultada.
Atenção
Se o cão mostrar muita resistência, regrida o treino, diminuindo o critério (distância e tempo), recompensando-o para que se mantenha motivado.
De qualquer forma, mesmo que o cão esteja bem treinando e responda bem ao comando, é importante ressaltar que devemos ter atenção ao abrir portões ou pedir o FICA na rua, pois não podemos prever a reação dele caso algum estímulo muito motivador ou um susto aconteça.
Por este motivo, e para garantir a segurança do cão, é extremamente importante redobrar a atenção ao abrir o portão e sempre utilizar a guia na rua.
Bons treinos!
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post