O saguão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) abriga até 6ª feira, 7, a exposição “O Olho de Vidro, o Sagrado Vivo”, que tem chamado a atenção de quem circula pela sede do Parlamento.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A mostra apresenta elementos do candomblé e da umbanda, com o objetivo de representar manifestações culturais e religiosas de matrizes africanas.
A curadoria é assinada por Laís Rocha e pelo dirigente religioso Alágbara ti Ogúm, pai de santo de 34 anos que coordena terreiro no Jardim Novo Mundo, em Goiânia.
Há 5 anos ele atua como líder espiritual.
Representações religiosas
À Folha Z, Alágbara explicou que a exposição reúne obras e instalações de artistas ligados às religiões de matriz africana, incluindo quadros, esculturas e objetos simbólicos que fazem referência a diferentes entidades.
Entre os exemplos citados estão representações de Pomba Gira, Pretos-Velhos, Exu, Exu Caveira e Zé Pilintra.
Os Pretos-Velhos são representados por objetos tradicionais, como cachimbos, bancos de madeira e ervas.
Já a referência ao orixá Exu é feita por meio de pontos riscados em ferro e o uso de pimentas, elementos associados ao culto da entidade.
No caso de Exu Caveira, há a presença de chapéu e caveira, que, segundo o dirigente, representam a dualidade entre vida e morte.
O Zé Pilintra, entidade popular nas religiões afro-brasileiras, é descrito como um símbolo de proteção e auxílio espiritual.

Obras de servidores
Além dos elementos religiosos, a exposição também conta com obras artísticas produzidas por servidores da Alego, inspiradas em símbolos e tradições dessas religiões.
Repercussão
A mostra também gerou reações dentro do Parlamento.
Durante sessão, o deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil) criticou a utilização do espaço para a exposição, mencionando desconforto com as representações de entidades como Tranca Rua, Pomba Gira e Exu.
O saguão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) abriga até 6ª feira, 7, a exposição “O Olho de Vidro, o Sagrado Vivo”, que tem chamado a atenção de quem circula pela sede do Parlamento. pic.twitter.com/mFE1iUzONV
— Jornal Folha Z (@FolhaZ) November 6, 2025




Discussão sobre isso post