O secretário municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia, Erick Magalhães, avalia como importante a retomada das festas tradicionais após as restrições da pandemia de covid-19.
No último domingo (24), Aparecida recebeu a 24ª edição do Encontro de Catireiros, Foliões e Fiandeiras.
O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag) e reuniu mais de 200 participantes em apresentações culturais que promovem a tradição do povo goiano com comitivas vindas de 16 cidades de Goiás.
Essa é a primeira edição pós pandemia, que forçou a suspensão do encontro por 2 anos.
“A festa é uma valorização da cultura popular da nossa cidade, relembrando as caravanas que passavam pela Praça Matriz tantos anos atrás”, avaliou Erick.
Além das apresentações voltadas para o tema da festa, a Orquestra Jovem de Aparecida também esteve presente com músicas para animais a população que acompanhava o inicio do evento.
“Fiandeiras, catireiros, músicos e foliões de várias partes de Goiás vieram celebrar esse momento. E com certeza vamos continuar promovendo essas iniciativas em prol da cultura aparecidense”, prometeu o secretário.
Apresentações a almoço
As apresentações começaram logo pela manhã com um grupo de foliões que cantaram músicas típicas e mostraram a bandeira da família, prática tradicional das folias de reis.
Logo em seguida foi a vez de apresentação e música ao vivo com moda de viola e catira.
O encontro ofereceu também almoço para os presentes com o prato tradicional Arroz Carreteiro, feito na hora.
Discussão sobre isso post