Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Quem são os políticos suspeitos de facilitarem 'fura-fila' no SUS em Goiás

Polícia Civil prendeu 5 pessoas temporariamente suspeitas de participarem de fraude na regulação médica com pagamentos de até R$ 5 mil. Dos presos, apenas 1 segue detido

14, fevereiro, 2023
A A
Hospital Alberto Rassi (HGG) | Foto: IDTECH

Hospital Alberto Rassi (HGG) | Foto: IDTECH

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!

A Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR) prendeu 5 pessoas temporariamente suspeitas de participarem de fraude na regulação médica no SUS em Goiás.

Posts Relacionados

De influencer a candidato: Cleitin Mil Graus anuncia nova tentativa nas urnas

Victor Hugo nega que acordo político inclua seu retorno à Câmara de Aparecida

Gayer fecha paz com Caiado: “O inimigo é Lula”

Entre os detidos na Operação Hipócrates está o ex-prefeito de Teresina de Goiás, Odete Teixeira Magalhães, e o vereador Joubert Tolentino Meira (Cidadania), de São Miguel do Araguaia.

Segundo o Ministério Público, Odete Teixeira foi condenado por improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos em 2018.

Já Joubert foi eleito vereador de São Miguel em 2021 e tem mandato até 2024.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos envolvidos. O espaço segue aberto para esclarecimentos por meio do telefone (62) 99825-0803.

Dos presos, apenas 1 segue detido nesta 3ª feira (14) depois que o prazo da prisão provisória se expirou.

A identidade dele não foi revelada pela Polícia Civil.

Esquema na Saúde de Goiás

O esquema incluía pagamentos de até R$ 5 mil para que pacientes pudessem furar a fila de espera de cirurgias.

Procedimentos principais eram plásticas, como abdominoplastia e mamoplastia.

Outras pedidos de cirurgias eletivas, consultas médicas, exames e internações também eram fraudados.

O delegado responsável pela investigação, Danilo Victor Nunes, afirmou que os políticos investigados atuavam como intermediários entre os pacientes e o operador do sistema de regulação médica que possuía cadastro no sistema para fazer as inserções indevidas.

Danilo Victor suspeita que o esquema estivesse ativo desde 2020 e que, só nos últimos 6 meses, apenas 1 operador tenha feito mais de 1.900 inserções fraudulentas no sistema de regulação médica estadual.

Trata-se de Ismaclei Junior Tavares, empresário que foi preso na sua casa em Goianira.

No local, os policiais encontraram o sistema da regulação da Saúde aberto e com fichas físicas de pacientes.

Operação Hipócrates | Foto: Divulgação / PCGO
Operação Hipócrates | Foto: Divulgação / PCGO

Como funcionava o esquema na regulação da Saúde em Goiás

A investigação apurou que as pessoas pagavam aos operadores do sistema de regulação quantias altas para que fossem incluídas indevidamente na fila de regulação médica e “pulassem” na ordem de prioridade.

O objetivo delas era realizar cirurgias eletivas, consultas médicas, exames e internações a serem custeados pelo serviço público de saúde, causando a sobrecarga nas vagas das unidades hospitalares, em prejuízo daqueles que de fato necessitam realizar os procedimentos médicos.

Segundo a Polícia Civil, a maioria dos casos se refere a procedimentos cirúrgicos para fins meramente estéticos, que foram em grande parte realizados no HGG (Hospital Estadual Alberto Rassi), situado no setor Oeste em Goiânia.

Hoje em Goiás, 10 mil pessoas esperam por uma cirurgia eletiva, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Operação Hipócrates | Foto: Divulgação / PCGO
Operação Hipócrates | Foto: Divulgação / PCGO

Prisões e envolvidos no esquema

A Polícia Civil não divulgou os nomes dos outros 3 presos. No entanto, os investigadores afirmaram que 2 foram demitidos dos quadros do Estado de Goiás por corrupção em 2015

ANÚNCIO

Segundo a PC, foram cumpridos 22 mandados de prisão temporária, de busca e apreensão e de afastamento cautelar das funções públicas em decorrência das fraudes.

Os mandados foram executados em 6 cidades: Goiânia, Goianira, Anápolis, Damolândia, São Miguel do Araguaia e Teresina de Goiás.

Ao fim do inquérito, os agentes públicos devem ser indiciados por corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa.

Já os pacientes que pagaram propina responderão por corrupção ativa.


Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiás? 

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos do Estado!

Mande uma mensagem para o Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiás”.

CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Mais de 1,1 mil moradores vão receber escrituras de lotes no Parque Anhanguera, em Goiânia

Próximo Post

Confira nomes, cargos e salários dos novos diretores da Assembleia Legislativa de Goiás

Próximo Post
Alego empossa novos diretores | Foto: Carlos Costa

Confira nomes, cargos e salários dos novos diretores da Assembleia Legislativa de Goiás

André Fortaleza e Magda Mofatto | Foto: Reprodução

André Fortaleza vai ao Instagram cobrar tempo na agenda de Magda Mofatto

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • 2 nomes abrem caminho para disputar o Senado pelo PRTB, diz Avalanche

    2 nomes abrem caminho para disputar o Senado pelo PRTB, diz Avalanche

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Donos de “bebê reborn” podem ser proibidos de levar bonecos a hospitais e escolas públicas em Aparecida; ENTENDA

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções de HOJE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Aparecida inaugura Centro de Castração GRATUITO e vai anunciar abrigo temporário para animais

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Fátima Gavioli, exemplo raro de ética na Educação pública, é nome credenciado para vice

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .