A Agência Goiana de Regulação (AGR) vai trocar a frota dos ônibus que compõem a linha do transporte intermunicipal. O edital de licitação está em fase de conclusão e deve ser divulgado ainda este ano.
Modernização
A nova frota faz parte da estruturação de um novo sistema de transporte intermunicipal, em substituição ao sistema atual que existe há mais de 50 anos.
De acordo com o presidente da AGR, Humberto Tannús Junior, está previsto em edital que todos os novos veículos possuam tecnologia de bordo como computador e GPS. “Além disso, nenhum deles pode ultrapassar sete anos e meio de uso, e 30% da frota a ser utilizada deve ser zero quilômetro”, explica.
Pela nova tecnologia, será possível rastrear o local dos ônibus e a manutenção dos horários. “Daqui de Goiânia saberemos se o ônibus está atrasado ou não e se ele está no seu curso. Isso será bom para a segurança dos passageiros”, detalha Tannús.
O chamamento será aberto a todas as empresas do Brasil. As mais de 200 linhas intermunicipais do Estado de Goiás foram divididas em sete lotes: São Miguel do Araguaia, Tocantins, Brasília, Catalão, Itumbiara, Rio Verde, além de Goiânia. Cada uma das empresas poderá oferecer propostas em todos, mas só poderá ganhar um dos lotes. “A empresa vencedora deverá manter a tarifa de viagem atual, ou diminuí-la, lembrou o presidente.
Estado Interligado
Atualmente há 12 municípios goianos que não são atendidos por nenhuma linha. “A nossa meta é que haja, no mínimo, uma viagem de ida e volta nesses municípios, fazendo com que todo o Estado de Goiás seja interligado”, disse Humberto Tannús. E mais. “Também não queremos nenhum usuário em pé. Esse novo sistema deve assegurar qualidade e segurança aos nossos usuários”.
A previsão de transição do antigo para o novo sistema do transporte intermunicipal é até o 1º semestre de 2014. Atualmente são mais de 500 ônibus circulando entre os municípios goianos. A AGR possui uma ouvidoria para atender a população nos casos relacionados a prestação de serviço. Os interessados devem ligar para o 0800 704 3200. Esse telefone funciona dentro do horário comercial e atende qualquer questão nas áreas de transporte, saneamento, energia e bens minerais.
Discussão sobre isso post