O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, foi um dos principais porta-vozes do Estado na edição desta 6ª feira (1º) do Globo Repórter, que teve Goiás e a Região Central como foco.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Em meio à pauta sobre inovação, sustentabilidade e economia, Adriano foi apresentado como representante das ações estruturantes do governo estadual.
A presença de Adriano da Rocha em posição de destaque no programa nacional não passou despercebida nos bastidores políticos.
Ele é atualmente o principal nome cogitado pelo grupo do governador Ronaldo Caiado para compor como vice na chapa de Daniel Vilela ao governo de Goiás em 2026.
Ao lado de Daniel, atual vice-governador e nome apoiado por Caiado para a sucessão estadual, Adriano surge como opção técnica, discreta e alinhada ao discurso de modernização do Estado.
Tecnologia e inovação em evidência
O Globo Repórter, apresentado por Sandra Annenberg e Chico Regueira, trouxe abordagem voltada à transformação tecnológica na Região Central do país, com foco em Goiás.
O programa abordou investimentos em áreas como economia verde, digitalização, mobilidade e inteligência artificial.
Entre os exemplos apresentados, o programa mostrou a implantação de ônibus movidos a biometano no sistema BRT Leste-Oeste, na Região Metropolitana de Goiânia.
Adriano da Rocha explicou a iniciativa, que começou a ser implementada em março de 2025, com a meta de incluir até 500 veículos com essa tecnologia na frota até o fim de 2026.
Avanços em pesquisa
Outro ponto destacado foi o trabalho do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG), com sede em Goiás. O centro é apontado como o maior da América Latina, com mais de 400 pesquisadores e R$ 300 milhões captados com apoio do Governo de Goiás.
O Estado também foi mencionado como o 1º do país a aprovar uma lei estadual de regulamentação da inteligência artificial, criando marco jurídico para atração de investimentos e desenvolvimento de soluções voltadas ao agronegócio, indústria e serviços.
Tecnologia com DNA goiano
Um dos símbolos apresentados como exemplo da nova fase tecnológica em Goiás foi o robô de entregas autônomo desenvolvido no estado.
A tecnologia foi criada pelo engenheiro Lucas Assis, que começou a projetar o robô ainda na adolescência e hoje exporta a solução para países como Irlanda e Canadá.
Desempenho econômico
O programa também apresentou dados do Instituto Mauro Borges (IMB) que mostram crescimento de 7,7% no PIB de Goiás no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior.
A agropecuária, com aumento de 17,4%, puxou o desempenho, impulsionada pela expectativa de safra recorde de soja.
Discussão sobre isso post