Os grandes geradores de resíduos sólidos em Goiânia não terão que pagar a Taxa de Limpeza Pública (TLP), conhecida como Taxa do Lixo.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A isenção ocorre porque esses estabelecimentos contratam empresas privadas para a coleta do lixo, conforme previsto em lei municipal.
A cobrança da Taxa do Lixo para os demais contribuintes começará neste mês.
A taxa terá valor fixo de R$ 21,50 em 2025, com subsídio de 75% sobre o custo do serviço.
Segundo a Prefeitura de Goiânia, a utilização do serviço público por grandes geradores aumentaria os custos do município.
Cadastro na Amma
Estabelecimentos classificados como grandes geradores precisam estar cadastrados na Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) para garantir a isenção.
Quem não estiver na base de dados deverá pagar a taxa a partir de julho, quando a cobrança será inserida na conta de água da Saneago.
São considerados grandes geradores proprietários ou responsáveis por estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e industriais, entre outros, que produzam resíduos sólidos classificados como Classe II pela NBR 10.004 da ABNT, em volume superior a 200 litros diários.
Estabelecimentos que já possuíram certificado da Amma, mas não estão cadastrados atualmente, terão prazo para regularização no site IPTU/Isenção da Prefeitura de Goiânia.
Caso não regularizem, a taxa será cobrada retroativamente a partir de julho.
Há 2.100 processos de grandes geradores em andamento na capital
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post