Acontece até 27 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, um dos maiores eventos de artesanato mundial. Juntos no mesmo espaço, a 7ª Feira do Artesanato Mundial (FAM) e o III Salão do Artesanato Goiano reunirão mais de 300 artesãos oferecendo ao público um caldeirão de cores e formas, arte e cultura presentes nas variadas opções de itens de diversos países, que vão da decoração, à moda, joias, artigos pessoais e para casa, além de culinária típica. Mais de 80 mil visitantes são esperados durante os nove dias de evento.
Os visitantes poderão fazer uma verdadeira viagem ao mundo por meio das centenas de itens expostos nos mais de 150 estandes presentes na FAM. Além da oportunidade de adquirir produtos diretamente do artesão, o público terá contato com costumes e origens de diferentes povos e características de cada uma das culturas representadas na mostra.
Cerâmicas da Tunísia, tapeçarias da Índia, rendas da Síria, porcelanas da Turquia, além de artesanatos vindos diretamente do Equador, Colômbia e Peru são alguns dos destaques internacionais. Traços marcantes da cultura brasileira poderão ser conferidos em produtos regionais de estados como Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O evento ainda contará com apresentações de danças e outras surpresas que prometem encantar o público.
Salão do Artesanato Goiano
Artesãos de mais de 20 municípios goianos estarão juntos apresentando o melhor do artesanato produzido em Goiás em um espaço de 500 m2. Sob a coordenação da Central do Artesanato Goiano, programa da Secretária da Indústria e Comércio, em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), o salão pretende reforçar a identidade cultural do Estado para os goianos e ainda apresentar toda sua riqueza cultural para as centenas de residentes de outros Estados que escolheram a capital como lar. Objetos de decoração em madeira, argila, pedra sabão e fibra vegetal, além de peças de tecelagem e produtos típicos como doces, cachaças e pequi serão comercializados.
Discussão sobre isso post