Depois que o Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidade, a Secretaria de Saúde de Goiás informou que vai manter o plano sem alterações.
Em nota técnica publicada na 4ª feira (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
Uma nota técnica anterior da pasta, também de setembro, recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início em 15/09/21, com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.
Em um comunicado, porém, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que em Goiás, por enquanto, não haverá suspensão da aplicação da vacina em adolescentes e a campanha segue sem alterações.
“Caso surjam atualizações sobre a vacinação deste grupo, o assunto será amplamente divulgado à população goiana”, informou.
Fake news
A pasta ainda usou as redes sociais para combater fake news de que as vacinas contra covid-19 não são indicadas para adolescentes de 12 a 17 anos:
“É falsa a informação de que vacinas contra Covid-19 não estão indicadas para adolescentes de 12 a 17 anos.
O Plano Nacional de Operacionalização que está sendo divulgado é antigo. O documento foi atualizado, incluindo as pessoas deste grupo, que devem receber a vacina do laboratório Pfizer.
Em Goiás, até que haja determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em contrário, não há suspensão da aplicação da vacina em adolescentes e a campanha segue sem alterações.
Caso surjam atualizações sobre a vacinação deste grupo, o assunto será amplamente divulgado à população goiana.”
Discussão sobre isso post