Goiás supera países como Estados Unidos na resolução de crimes, segundo aponta estudo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, com apoio da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil.
No levantamento publicado em outubro deste ano, o índice de êxito chegou a 66,28% de 2018 a 2020.
A Delegacia de Investigação de Homicídios teve resolução de 90% dos casos entre 2020 e 2021, segundo estudo paralelo da Polícia Civil do Estado de Goiás, superior aos Estados Unidos (66%), Alemanha (88%) e Canadá (75%).
Enquanto as prisões subiram 123%, houve queda de 35% nos homicídios e aumento de 252% na resolução de casos em Goiânia.
O estudo foi realizado em todos os Estados e no Distrito Federal e revelou que a elucidação de inquéritos tem média nacional de 67,61%. Já quando o caso é de violência doméstica, o indicador sobe para 80%.
“Onde tiver Estado de Goiás vai existir a mão forte do governo para combater a criminalidade”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, que destacou o trabalho desempenhado pela polícia goiana.
“Tudo isso é mérito dos nossos policiais que se empenharam em criar uma cultura de integração entre as forças. O meu reconhecimento de gratidão, de eterna certeza de que nós vamos chegar ao final do nosso governo com resultados em que o cidadão vai poder viver com total tranquilidade”, disse Caiado.
O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, pontuou que o índice de elucidação de inquéritos policiais é um dos pilares dessa gestão.
“Nós temos números muito bons de redução, mas nós temos que buscar sempre o zero crime e nós vamos continuar trabalhando nesse sentido. Em produtividade, superamos, cada dia mais, os nossos índices e já pulverizamos os dos governos anteriores”, apontou.
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post