Goiás teve registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a 1ª pesquisa eleitoral de 2026 no estado.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O levantamento foi protocolado pelo Instituto Direct/SMS (GO-02714/2026) e inaugura oficialmente o ciclo de pesquisas com foco no próximo pleito.
Contratada pelo próprio instituto, a pesquisa contempla cenários nacionais, para o Governo de Goiás e para o Senado, além de avançar sobre a disputa proporcional.
Um dos pontos que chamam atenção no questionário é a inclusão de pesquisa estimulada com 25 nomes de pré-candidatos à Câmara dos Deputados, o que permite medir, desde já, o desempenho eleitoral de deputados federais e possíveis novos postulantes em 2026.
1º REGISTRO DE 26
A pesquisa do Instituto Direct/SMS é, até o momento, a única registrada especificamente para o estado de Goiás em 2026.
Além dos cenários majoritários, o levantamento inclui intenções de voto para deputado estadual e deputado federal, ampliando o mapeamento do cenário político goiano.
PESQUISAS DEVEM SER REGISTRADAS
Desde 1º de janeiro, todas as pesquisas de intenção de voto precisam ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral com antecedência mínima de 5 dias antes da divulgação.
O registro deve conter informações como:
- quem contratou a pesquisa;
- valor e origem dos recursos;
- metodologia e período de realização;
- plano amostral e critérios de ponderação (sexo, idade, escolaridade, renda e área geográfica);
- intervalo de confiança e margem de erro.
O procedimento é feito exclusivamente de forma eletrônica, por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), após o cadastramento das empresas e entidades responsáveis.
A divulgação de pesquisas sem registro está sujeita à aplicação de multa e, em caso de fraude, pode configurar crime.
Durante o período de campanha eleitoral, também é proibida a realização e divulgação de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.

Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”


Discussão sobre isso post