Foi inaugurado nesta 2ª feira (16) o Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), no prédio anexo à sede da Escola Superior da Polícia Civil, no Jardim Bela Vista, região Leste de Goiânia.
A unidade reúne, no mesmo local, vários tipos de investigações relacionadas à discriminação contra as populações vulneráveis.
“A Segurança Pública de Goiás dá mais um passo e atinge um universo maior de pessoas que não podem ser constrangidas ou agredidas de acordo com sua opção religiosa, cor e orientação sexual”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, presente na inauguração.
Durante o evento, o governador anunciou que encaminhará, ainda nesta segunda-feira, projeto de lei à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para criação da Delegacia Especializada para o Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.
O novo grupo especializado deve atuar no âmbito criminal, na conscientização da população e no resgate da cidadania das vítimas de racismo, discriminação e intolerância, seja ela por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero.
Geacri
Para atender as vítimas de violência, os policiais foram treinados na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) para a demanda específica desses casos.
O Geacri será também uma espécie de escola modelo.
Os novos delegados terão que passar por lá e os demais farão uma reciclagem.
A estratégia define uma política de atendimento da Polícia Civil voltada para a diversidade.
Discussão sobre isso post