O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) realizou as 2 primeiras cirurgias bariátricas da cidade para tratamento da obesidade na última 6ª feira (09/12), com a presença do cirurgião do aparelho digestivo Sidney Klajner, presidente da instituição gestora da unidade, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
O profissional veio de São Paulo com sua equipe para inaugurar o serviço no município.
A paciente operada pela manhã foi uma mulher de 44 anos que aguardava havia mais de 4 anos pelo procedimento.
A técnica usada na cirurgia foi o Bypass Gástrico em Y de Roux.
À tarde, as equipes do Einstein de São Paulo e HMAP operaram o segundo paciente, um homem de 28 anos.
Ambos estão em recuperação e passam bem.
Até o momento, os moradores de Aparecida com indicação para esse tipo de procedimento eram referenciados para Goiânia e aguardavam na fila da capital o atendimento.
Mas, a partir de agora, os pacientes da cidade que sofrem com a obesidade poderão realizar as cirurgias bariátricas no próprio município.
Saúde Pública com excelência
“É uma satisfação ver a Saúde Pública de Aparecida em constante aprimoramento. Isso é uma prioridade para a Prefeitura. Iniciamos as cirurgias bariátricas para que as pessoas que precisam delas possam ter esse serviço aqui mesmo, na nossa cidade. E mais: com a excelência e o padrão Albert Einstein. Trabalhamos para ofertar os melhores serviços possíveis para a população”, ressaltou o prefeito Vilmar Mariano.
Segundo o secretário Municipal de Saúde Alessandro Magalhães, a expectativa é suprir a demanda atual ao longo do próximo ano:
“Fizemos a primeira do município hoje com o privilégio do presidente do Einstein vir operar e nosso projeto é que consigamos ajudar todos que aguardam na fila por essa cirurgia. Atualmente são 65 pessoas que já começaram a ser avaliadas, os dois primeiros operados nesta sexta.”
Preparação dos pacientes
Os primeiros pacientes encaminhados ao HMAP passaram pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Antes da cirurgia, quem tem indicação é acompanhado por psicólogo, nutricionista, endocrinologista, anestesista, fisioterapeuta, e, se necessário, também por outros especialistas como cardiologista e psiquiatra.
Segundo a equipe do hospital, o preparo adequado é fundamental porque a bariátrica é apenas o início de um tratamento que exige disciplina e perseverança.
A ideia é que a pessoa crie estratégias para mudanças de hábitos.
Como conseguir bariátrica no HMAP em Aparecida
Qualquer morador de Aparecida pode procurar gratuitamente atendimento para tratamento da obesidade. O primeiro passo é agendar avaliação na Unidade Básica de Saúde mais próxima ou pelo 0800-646-1590.
O clínico geral vai analisar as demandas de cada caso e fazer os encaminhamentos necessários para que se inicie o tratamento, que poderá ter ou não indicação de cirurgia.
Discussão sobre isso post