Buraco é mais fundo
Algumas observações sobre o alarde na imprensa e nas redes sociais a respeito da prisão de executivos da Fifa, entre eles o “medalhista” José Maria Marin, ex-presidente da CBF e ex-governador de SP:
– Qualquer investigação nesse caso somente poderá ser levada a sério depois que Joseph Blatter (Fifa) e Ricardo Teixeira (CBF) forem detidos para depoimentos e averiguações;
– Mesmo que grande parte do dinheiro e bens dos envolvidos seja bloqueada jamais será possível atingir, quem sabe, 10% do total de recursos desviados em propinas e contratos ao longo das últimas décadas;
– Também é necessário passar um pente fino nos contratos bilionários com emissoras de televisão, incluindo a Rede Globo, para transmissão de eventos nacionais e internacionais;
– A busca pelo jogo sujo e a gula financeira da Fifa sempre foram copiadas nas confederações de futebol nacionais e federações regionais. Por isso muitas conquistas de seleções e de clubes estão sob suspeita a partir de agora.
In loco
O que mais deixou o deputado estadual Adib Elias (PMDB) contrariado ontem à noite não foi o roubo de documentos pessoais no interior da sua caminhonete Hilux no setor Aeroporto, próximo ao diretório regional do partido. Mas sim a longa espera por um delegado de plantão no 1º DP para registrar a ocorrência. Ele e os colegas José Nelto e Bruno Peixoto puderam acompanhar de perto a revolta dos cidadãos que dependem da segurança pública.
Bandidagem em alta
E por falar em (in) segurança, PMs, policiais civis e agentes prisionais estão levando desvantagem no embate com os marginais na região dos bares do setor Marista. Frequentadores assíduos do local, os homens da lei reagem aos assaltos e acabam baleados nas proximidades dos estabelecimentos. O receio pela descoberta da função de policial por parte do criminoso tem sido a justificativa, contudo em alguns casos percebe-se uma flagrante precipitação.
Nova missão
Ex-prefeito de Abadia de Goiás, Valdeci Mendonça é o novo superintendente estadual de Apicultura e Pesca. A nomeação da presidente Dilma Rousseff foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. Valdeci integrou a equipe de Iris Rezende na Prefeitura de Goiânia (2005-2008) e nos últimos anos fez parte da assessoria política do deputado federal Daniel Vilela. O ex-prefeito tem seu nome cotado para disputar novamente o cargo em 2016.
Área sensível
Advogado por formação e homem de comunicação 24 horas, o governador Marconi Perillo tem se contrariado com queixas dos profissionais da área. Primeiro foi a reclamação pela diferença a menos de R$ 1,5 mil no contracheque dos seus auxiliares em comparação com os assessores do vice José Eliton. O assunto deu pano pra manga e até uma reunião foi realizada para apaziguar os ânimos.
À flor da pele
Agora a polêmica é pela imposição de oito horas de trabalho aos jornalistas ligados aos departamentos setoriais do governo, medida que contraria a legislação específica para profissionais de comunicação. A decisão do secretário Thiago Peixoto (Segplan) foi comentada em artigo de Lorimá Dionísio (Mazinho) na edição de hoje do “Diário da Manhã”. A simples exposição pública desse debate costuma tirar Marconi do sério.
Mãos à obra
De tanto ouvir reclamações, a Comurg decidiu se mexer e nos últimos dias voltou a limpar lotes baldios e recolher entulhos nas regiões sul e sudoeste de Goiânia. A principal reclamação dos moradores era a de que caminhões, máquinas e servidores da empresa tinham feito muito barulho durante parceria com emissoras de televisão, leia-se Anhanguera e Record, e depois haviam sumido do mapa.
Discussão sobre isso post