Lição número 1
Por via das dúvidas, a palavra pronunciamento foi retirada do dicionário governista por tempo indeterminado. É consenso no Palácio do Planalto que a interpretação e o conteúdo da fala da presidente Dilma Rousseff foram preponderantes para tonificar a primeira manifestação em março. O erro não foi repetido e, naturalmente, a quantidade de público diminuiu no último domingo. “Não se cutuca onça com vara curta”, admite um auxiliar da articulação política.
Buraco sem fundo
A contrariedade do cidadão comum é ouvir do poder público que faltam recursos para investimentos em saúde, segurança, educação e assistência social enquanto os ralos continuam abertos na administração. Exemplo publicado hoje na coluna Diário do Poder (Cláudio Humberto): gasto do governo federal superior a R$ 9 milhões com os cartões corporativos apenas no primeiro trimestre do ano. E o pior é que 90% dos dados ficam sob sigilo, sem a necessária transparência.
Mesmo enredo
Regada a garrafas de vinho, a conversa de Marconi Perillo com Vanderlan Cardoso representou o enésimo passo do governador na direção da sua principal especialidade: monitorar e criar canais de interlocução com aqueles que fazem ou já lhe fizeram oposição. Doses e mais doses de humildade e juras de relação fraterna. Só Deus sabe até quando.
Cadeira polêmica
Nem mesmo o experiente vereador Anselmo Pereira (PSDB), atual presidente e há 30 anos na Câmara de Goiânia, tem escapado da maldição da “cadeira número um” do legislativo. Em dois meses o nobre edil dá sucessivas demonstrações de que irá manter o padrão explosivo e sem papas na língua de antecessores como Cláudio Meirelles, Deivison Costa e Clécio Alves.
Dois pesos…
A reunião segunda feira à noite na sede do diretório estadual do PMDB foi movimentada e tensa. Deputados federais, estaduais e membros da Executiva obtiveram consenso na aprovação de comissões provisórias em cerca de 80 municípios. Não faltaram alfinetadas. Um grupo mencionava a suposta expulsão do empresário Júnior Friboi a todo momento que outro grupo tentava aliviar a mão sobre vereadores e prefeitos infiéis. “Pra um vale, pra outros não?”, era a pergunta que se ouvia no corredor.
Por onde anda?
Nair Xavier Lobo, ex-deputada federal.
Implacáveis
É louvável o esforço da TV Anhanguera em promover o concurso Musa do Goianão 2015, mas algumas das chamadas deixam muito a desejar. E a maior parte das críticas tem partido das telespectadoras, contrariadas com as caras e bocas das candidatas e das musas de anos anteriores. “Não sei se foi falha da direção ou se a espontaneidade das meninas é zero mesmo”, fulmina a servidora pública Angélica Freitas.
Difícil de acreditar
O técnico Abel Braga conseguiu ontem uma proeza quase inimaginável no programa “Bem Amigos” do Canal Sportv. Falou por quase três minutos, de forma pausada e didática, sobre o papel do treinador no clube de futebol sem ser interrompido pelos tagarelas Galvão Bueno, Arnaldo Cezar Coelho, Luís Roberto e Roger Flores. Um recorde em se tratando de programa esportivo.
Discussão sobre isso post