A Justiça Eleitoral de Goiás homologou, na última 6ª feira (27), a decisão que afastou Leonardo Avalanche da presidência nacional do PRTB.
Com isso, o advogado Amauri Pinho assume oficialmente a liderança do partido.
Leonardo Avalanche enfrentava denúncias relacionadas à litigância de má-fé, tentativa de fraude processual e uso de documentos adulterados.
Além disso, dirigentes do partido o acusaram de vender candidaturas e fraudar filiações, informações divulgadas em 2024 após reportagem de veículo de circulação nacional.
Avalanche nega as acusações.
A saída de Avalanche ocorre após mais de 1 ano de disputas judiciais e políticas no interior do PRTB.
Avalanche
A Folha Z procurou Leonardo Avalanche para comentar o caso, mas até o fechamento da matéria não recebeu resposta.
O espaço segue aberto para manifestações.
Pablo Marçal
O partido, que ganhou destaque nacional ao lançar Pablo Marçal como candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024, agora busca reorganização sob a presidência de Amauri Pinho, que sinalizou intenção de promover pacificação interna e transparência na gestão.
Especialistas apontam que a decisão judicial evidencia o monitoramento das instituições eleitorais sobre questões internas dos partidos políticos, indicando um alerta para outras siglas com situações semelhantes.
Em publicação nas redes sociais, Amauri Pinho afirmou que a meta é “transformar a sigla em um dos maiores partidos do Brasil”.
Ele também destacou o objetivo de alcançar “união, fortalecimento e presença em mais da metade dos municípios brasileiros até 2026, elegendo deputados federais, senadores e até um governador”.

Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post