O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta 2ª feira (17), a venda direta de combustíveis para baratear o custo aos consumidores.
Lula criticou a privatização de empresas públicas e afirmou que elas devem ser indutoras do desenvolvimento nacional.
O presidente destacou que, além dos valores cobrados pelos distribuidores, os combustíveis também sofrem a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos estados.
“O povo não sabe que a gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04. E que na bomba ela é vendida a R$ 6,49. Ou seja, ela é vendida pelo dobro do que ela sai da Petrobras. Mas quando sai o aumento, o povo pensa que a Petrobras que aumentou. E nem sempre é a Petrobras, porque cada estado e cada posto tem liberdade de aumentar a hora que quer”, explicou.
Nacionalização e desenvolvimento
Lula também criticou a lógica de importação de máquinas e equipamentos que prevalecia na Petrobras, afirmando que o objetivo do governo é nacionalizar os fornecedores da companhia.
O presidente defendeu que as negociações não visem apenas o valor mais barato com comprar de foram, mas a reflexão do lucro vindouro do investimento no aprendizado tecnológico e na geração de emprego, por eemplo, dentre outros.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post