O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta terça-feira (28) em Riade, capital da Arábia Saudita, para uma visita de 2 dias ao país.
O objetivo da viagem é atrair investimentos sauditas para o Brasil e aprofundar a cooperação bilateral em áreas como energia, agricultura e indústria.
Lula será recebido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que cumpre as funções de chefe de Estado.
Na tarde desta 3ª feira (28), os 2 líderes terão uma reunião ampliada com a participação de ministros de ambos os países.
Na quarta-feira (29), Lula participará de 2 eventos empresariais, um de promoção de produtos da empresa brasileira Embraer e outro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A expectativa é de que os investimentos sauditas no Brasil aumentem nos próximos anos.
Em 2019, o governo local anunciou a intenção de investir US$ 10 bilhões no Brasil, parte dos quais já vêm sendo aplicados por aqui.
Após a Arábia Saudita, Lula segue para o Catar
Depois de Riade, Lula segue para Doha, no Catar, onde terá agenda semelhante.
Ele deve se reunir com lideranças políticas e empresariais do país para aprofundar a relação bilateral e discutir temas como a guerra entre Israel e o Hamas.
A comitiva presidencial também participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, a partir de 30 de novembro.
O Brasil deverá endossar o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, além de cobrar recursos para reparação e para uma transição justa para os países em desenvolvimento.
Lula se reunirá com presidente da Alemanha
A viagem ao Oriente Médio será encerrada com uma visita à Alemanha.
Lula se reunirá com o presidente Frank-Walter Steinmeier e com o primeiro-ministro Olaf Scholz.
A Alemanha é um dos países que defendem a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia e a 8ª maior fonte de investimentos no Brasil.
Fonte: Agência Brasil
LEIA TAMBÉM:
Reunião com André Fortaleza aborda som automotivo, emendas impositivas e aprovação de loteamentos
Discussão sobre isso post