
Ao confirmar o ajuste na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 para garantir R$ 5 milhões em emendas impositivas a cada vereador, o prefeito Sandro Mabel sinaliza que compreendeu uma das principais lições da política municipal: governabilidade se constrói com base satisfeita.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A decisão vem após pressão articulada por figuras centrais da Câmara, com destaque para o presidente Romário Policarpo (PRD).
37 vereadores
Os parlamentares apresentaram dados técnicos que indicam margem fiscal suficiente para manter o mesmo valor das emendas de 2025, apesar do aumento no número de cadeiras, de 35 para 37, e do crescimento moderado da Receita Corrente Líquida (RCL).
O gesto de Mabel vai além da questão orçamentária.
É um movimento político calculado, que indica o início de realinhamento com o Legislativo.
Em troca da revisão, o prefeito cobrou apoio para projetos estratégicos que estão em ritmo lento na Casa, como o veto ao Refis, o vale-alimentação para servidores da Saúde e as alterações na lei de Parcerias Público-Privada, medidas de impacto direto na gestão e na imagem do governo.
Nos bastidores, o recado é claro: Mabel percebeu que não pode governar isolado.

Paço e Câmara de Goiânia
Após meses de tensionamento e sinalizações de distanciamento entre Paço e Câmara, o prefeito começa a entender a importância de cultivar base sólida, especialmente diante de cenário político mais fragmentado em 2026.
Ao atender a um pleito coletivo e simbólico, o das emendas, o chefe do Executivo reconstrói pontes e garante fôlego para votações futuras.
O equilíbrio entre técnica e política, neste caso, pesou a favor da 2ª.
E o movimento pode representar mudança na direção no relacionamento entre o governo Mabel e o Legislativo goianiense.

Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”




Discussão sobre isso post