Marta e a geração que bateu na trave
A geração das jogadoras Marta e Formiga merece todos os elogios pela maneira aguerrida como enfrentou os desafios olímpicos. Duas pratas e a disputa pela medalha de bronze na Rio-2016 não é para qualquer seleção. Mas a derrota nos pênaltis hoje para a Suécia, diante de um Maracanã lotado, serviu para consolidar a imagem claudicante de uma equipe tecnicamente superior às adversárias, entretanto frágil e ineficiente em momentos decisivos. A exemplo de Zico, Falcão e Sócrates (82 e 86), outra geração diferenciada que bateu na trave.
Imagem de choro e lamentação
Por mais que recebam aplausos e tapinhas nas costas, as jogadoras do técnico Vadão se transformaram em símbolo de choro e lamentação pelo algo mais que não veio. Aquela última bola, aquela furada ou aquela cobrança de pênalti que não entrou. Marta, Formiga e a artilheira Cristiane, principalmente, contribuíram como ninguém para a popularização da modalidade. Pena isso não ter sido suficiente para a conquista de um título mundial expressivo e a criação de um campeonato profissional – bem organizado – no país. Só mesmo os deuses do esporte são capazes de apontar justificativas para insucessos tão traumáticos.
LEIA MAIS: Atacante Walter está a um passo de retornar ao Goiás
Empurrando com a barriga
As primeiras imagens da sucessão municipal em Goiânia foram emblemáticas: Iris Rezende visitando o camelódromo de Campinas, Delegado Waldir em caminhada solitária pela região noroeste e Vanderlan Cardoso anunciando viagem ao Recife (PE) para conhecer programa que poderá ser implantado no município. Os três principais protagonistas da eleição sinalizaram com suas agendas que disputa, pra valer, só mesmo em setembro. Até lá vai reinar o jogo do faz-de-conta na busca pelo voto.
Ônibus e usuário em chamas
O que mais irrita o usuário do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia é ouvir que a passagem vai subir para R$ 4 reais, que o motorista necessita de reajuste salarial, que as empresas estão no fundo do poço e nenhuma, rigorosamente nenhuma, garantia de avanço no serviço ofertado. A greve anunciada vai provocar os costumeiros transtornos, alguns ônibus serão queimados e depois tudo volta ao normal, ou seja, aumento de 30 centavos sem qualquer perspectiva de melhoria.
Discussão sobre isso post