A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou uma megaoperação interestadual nesta 4ª feira (27) com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no furto rápido de motos.
Cerca de 200 agentes cumpriram 22 mandados de prisão preventiva e 32 de busca e apreensão em no DF (Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Riacho Fundo), Goiás (Luziânia e Águas Lindas), Piauí e Bahia.
A operação foi nomeada Cavalo de Aço.
Investigações
Segundo a Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri), as investigações levaram cerca de 2 anos para mapear a ação dos criminosos na região central do país.
O ponto em comum das ações foi a velocidade demonstrada pelos criminosos para usar uma chave especial para romper a resistência da ignição, ligar o motor e sair como se fossem os proprietários dos veículos.
Posteriormente, com placas e chassis adulterados, as motos eram vendidads em Estados diferentes.
Segundo a PCDF, a quadrilha movimentou mais de meio milhão de reais apenas no último ano.
Furto de motos em Aparecida de Goiânia
A Folha Z já mostrou várias ações criminosas parecidas registradas em Aparecida de Goiânia (GO).
O modo de agir é o mesmo: o sujeito está bem vestido e com um capacete no braço; ele se aproxima da moto e disfarça estar prestando atenção em outras coisas enquando avalia a ação; na sequência, rapidamente se senta na moto e dá partida com uma ferramenta especial, saindo com o veículo furtado.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Discussão sobre isso post