Em país de clima quente como é o Brasil, especialmente no tempo seco do Centro-Oeste, é comum ver pessoas conduzirem moto de bermuda e chinelo.
Porém, algo que nem todo mundo sabe é que essa atitude pode resultar em multa e até mesmo acidentes graves.
De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido pilotar motos usando chinelo, sandálias que não ficam presas aos calcanhares e salto alto.
Por se tratar de uma redação um tanto vaga, é importante ressaltar que a interpretação da autoridade de trânsito é especialmente levada em conta no momento da autuação.
Aplicação de multa
Um agente de trânsito que constatar a irregularidade pode aplicar multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Já em relação à bermuda, não existe nenhuma lei que impeça o motociclista de trafegar com este tipo de vestimenta, assim como descalço.
Riscos de lesões graves
O problema nestes casos é o alto risco de fraturas e queimaduras graves.
Durante quedas, o motociclista desprotegido pode acabar machucado seriamente.
Por que é perigoso pilotar moto de bermuda e chinelo:
Quando ocorre a queda, é possível perceber as queimaduras e hematomas sofridos pelo motociclista.
“Ralados” no asfalto são ferimentos abrasivos, queimaduras que podem chegar até o terceiro grau.
Isso porque a temperatura da pele em contato com o asfalto pode chegar a níveis altíssimos, além da infecção gerada pela sujeira da superfície.
Essas lesões podem ainda ser acompanhadas de fratura e arrancamento de músculos, nervos e vasos.
Roupas e calçados para motos
Quais roupas e calçados seriam mais adequados então?
De acordo com especialistas em trânsito, a recomendação de vestimentas adequadas para pilotos de motocicletas objetiva aumentar o controle dos veículos.
Calças mais grossas, roupas impermeáveis que cobrem todo o corpo, sapatos fechados, jaquetas, óculos e até mesmo luvas podem atenuar (e muito) a gravidade de um acidente.
Para mulheres
Como já citado antes, calçados que ficam presos ao calcanhar e que dificultam o uso dos pedais são proibidos por lei.
Portanto, nada de pilotar com salto alto.
Caso a mulher esteja indo à uma festa, o recomendado é utilizar um tênis, de preferência com sola de borracha, para pilotar, e ao chegar no evento trocá-lo pelo salto.
Em relação à sandálias e sapatilhas, o melhor é que estas estejam bem ajustadas e presas ao pé.
O ideal portanto é utilizar um tênis para dirigir. É um calçado confortável, seguro e, no caso de acidentes, evita queimaduras ou lesões mais graves.
E para os homens
Semelhante ao indicado às mulheres, um tênis esportivo é o indicado. Ele possui boa aderência, além de ser bastante flexível.
O uso de botas não é recomendável. O motivo é o mesmo do salto alto para mulheres. Em caso de chuva, dê preferência à botas próprias para moto.
Outro vilão é o sapato social. Por ter uma sola muito rígida, ele compromete o uso dos pedais, além de tornar desconfortável.
Por isso, todo cuidado é pouco, tanto para homens como para mulheres. Escolha a roupa e o calçado mais protegido possível e pé na estrada.
Ah, e vê se não se esqueça do capacete também!
Discussão sobre isso post