O gesto político do prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), de se alinhar à base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), teve efeito imediato nos bastidores: reacendeu o debate sobre o equilíbrio de forças entre o PL e o grupo que hoje comanda o Estado.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Mesmo filiado ao partido do senador Wilder Morais, Mangão declarou publicamente apoio ao vice-governador Daniel Vilela (MDB), para o governo, e à primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil), para o Senado, nas eleições de 2026.
O anúncio, feito na última 3ª feira (11), em evento com Daniel e Gracinha no Entorno do Distrito Federal, foi lido como movimento calculado, e com potencial de impacto regional.

Novo Gama no tabuleiro
Com cerca de 100 mil habitantes, Novo Gama é a 15ª maior cidade de Goiás e uma das mais estratégicas politicamente.
O Entorno, historicamente, é território disputado palmo a palmo por lideranças estaduais, por reunir densidade populacional e influência eleitoral direta no cenário goiano.
Nesse contexto, o gesto de Mangão transfere simbolicamente parte desse capital político ao grupo caiadista, ao mesmo tempo em que fragiliza o PL em uma de suas bases mais expressivas.

Sinal para 2026
Nos bastidores, a leitura é de que o movimento representa perda sensível para Wilder Morais, presidente estadual do PL e potencial candidato ao Palácio das Esmeraldas.
Reeleito em 2024 com 78,82% dos votos válidos, após vitória em 2020 com 46,6%, Carlinhos do Mangão é hoje uma das lideranças mais populares do Entorno.
Por isso, seu apoio não é apenas simbólico, tem peso prático, tanto eleitoral quanto estratégico.
Ao lado de Daniel e Gracinha, Mangão sinaliza que pretende manter as pontes com o governo estadual e garantir o ritmo de investimentos no município.
O recado, porém, foi bem mais amplo: o Entorno começa, desde já, a se reposicionar para 2026.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”



Discussão sobre isso post